sábado, 28 de abril de 2012

Feriadao com serviço de transporte e turismo operando normalmente






ESTRADAS RODOVIARIAS E AEREOPORTOS ................
Operando normalmente neste sabado de feriadao prolongado.
Neste momento chuva fina e fria sobre Farroupilha e serra gaucha.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Falcoes sao usados na Segurança Aerea em Aereoportos



Cães e falcões ajudam a evitar choque de aves com aviões

Em Minas Gerais, Aeroporto da Pampulha foi primeiro a usar sistema.
Aeroporto Salgado Filho (RS) será o segundo a usar aves de rapina.
Glauco AraújoDo G1, em São Paulo
Tamanho da letra
Ampliar FotoFoto: Divulgação/Biocev Meio Ambiente

Falcões usados no Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais (Foto: Divulgação/Biocev Meio Ambiente)

Falcões, gaviões e cães são usados para afastar aves da rota dos aviões nas proximidades dos aeroportos do país. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) utiliza a técnica desde o primeiro semestre de 2008 no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. 

Segundo especialistas, o choque com pássaros pode ter sido o motivo do pouso de emergência feito pela aeronave da US Airways com 155 pessoas a bordo nas águas geladas do rio Hudson, em Manhattan, Nova York, na tarde desta quinta-feira (15).

Segundo Abibe Ferreira, superintendente de segurança aeroportuária da Infraero, o uso da falcoaria no aeroporto da capital mineira reduziu significativamente o número de incidentes. "A queda é de 27%. O principal alvo das aves de rapina são garças, urubus, carcarás, pombos e quero-quero".



Ampliar FotoFoto: Arquivo Pessoal

Gustavo Trainini treina falcões e gaviões no Rio Grande do Sul (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com a Infraero, foram registrados 219 colisões de aves com aviões nos 67 aeroportos do país controlados pela empresa. "Esse número é diferente do apresentado pelo Cenipa, pois a área de abrangência dela é maior", afirmou Ferreira.

Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram registrados 550 colisões de aviões com pássaros em 2008.  



Falcões
O biólogo Gustavo Trainini, que está adestrando falcões e gaviões para possível uso em aeroportos no Sul do país, disse que as aves de rapina não matam suas presas. "Elas apenas identificam e recolhem as aves que podem oferecer risco ao sistema aéreo."

Trainini fez curso na Argentina, onde a falcoaria é largamente usada para aumentar a segurança nos aeroportos. "Isso é trabalho especializado e não pode ser feito por aventureiros ou criadores comuns de falcões, pois estamos falando da segurança de voo, que pode colocar em risco a vida das pessoas e prejuízos elevados às companhias aéreas."


Técnicas
Além do uso de aves de rapina, os departamentos de segurança dos aeroportos já usam cães para identificar ninhos perto das pistas de taxiamento dos aviões. "Temos de manter o gramado sempre podado para evitar que as aves busquem alimentos nessa região ou façam ninhos por lá. Além disso, usamos fogos de artifício, redes de neblina, armadilhas e cães para afastar ou capturar as aves indesejadas", disse Ferreira.

Gustavo Diniz, consultor ambiental da Biocev Meio Ambiente, empresa responsável pelos falcões usados no Aeroporto da Pampulha, disse que a simples presença do falcão nas proximidades de um aeroporto já inibe a aproximação de outras aves. "Há uma hierarquia animal e o falcão se impõe sobre os outros."

O voo dos falcões é feito quando os intervalos de pousos e decolagens são maiores de 15 minutos.

Ferreira disse que o Aeroporto Salgado Filho será o segundo a receber os falcões e o processo está em licitação. "Os aeroportos do Galeão e de Guarulhos serão os próximos na programação. No Rio de Janeiro e em São Paulo, um dos problemas é a ocupação no entorno dos aeroportos." 


Situação crítica
O Aeroporto de Teresina foi considerado, até 2004, o local onde mais se registrava riscos de colisão entre aves e aviões. "Havia um lixão muito perto da rota aérea. Era o suficiente para atrair urubus para o local. Conseguimos, com apoio do Ministério Público, órgãos ambientais e administrações municipal e estadual, a desativar o lixo. Hoje, o aeroporto piauiense deixou de liderar a estatística de incidentes com aviões e aves", disse o superintendente da Infraero. 

Em Bélém, segundo Ferreira, o risco aumenta quando a maré baixa. "Apesar de a feira do ver-o-peso não estar na rota dos aviões, quando o nível do rio baixa na região, os peixes chamam a atenção dos urubus. Por isso temos um cuidado especial com o local."

A escassez de chuva também é um problema para a segurança de voo, quando se fala da proliferação de aves na rota dos aviões. "As carcaças de animais aparecem com mais frequência quando o índice de chuva cai. Isso é mais comum no Nordeste, afirmou Ferreira. 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

PRAÇA DO CLUBE DO COMERCIO FARROUPILHA PRECISARIA DE REVITALIZAÇAO




TRADICIONAL PONTO DO CENTRO ENTRE A BIBLIOTECA E CLUBE  
FICARIA BEM COM MAIS ARVORES E  VITALIZAÇAO  COM  VERDE  E OPÇAO DE LAZER.

Aproveitando o click que eu fiz hoje a tarde .Pensei comigo mesmo.Bem que esta praça que por sinal e muito linda.precisaria de uma revitalizaçao. Nao cortar as arvores e sim plantar mais.E dar um tom mais, natural colocando novos bancos e ajeitar .Com certeza ela ficaria mais linda ainda. Ao lado fica a antiga prefeitura muncipal.hoje Biblioteca Olavo Bilac. E o tradicional Clube do Comercio.
Voces conteraneos Farroupilhenses .Concordam...?

Onibus da Festa da uva ainda circula em nossas estradas.





OLA Gente salve salve Alegria alegria.....
Chegando da caminhada. Final de tarde tempo bom.Um pouco Frio . 19 graus.Mas tudo bem Faz parte.
E aproveitando a caminhada um click no onibus Expresso Caxiense FESTA DA UVA no momento que ele estava adentrando o trevo da Tramontina,aqui em Farroupilha pra rumar pra Porto Alegre.

terça-feira, 24 de abril de 2012

SUCESSO TOTAL NO DESFILE ANSELMI FARROUPILHA COLEÇAO OUTONO/INVERNO













ATORES GLOBAIS LEVANTARAO SUSPIROS DA PLATEIA
Os dois primeiros desfiles da coleção outono-inverno 2012 da Malharia Anselmi reuniram mais de três mil pessoas. Os espaços montados junto à Malharia para a apresentação da coleção fircaram lotados tanto no desfile que ocorreu na parte da manhã quanto o que foi realizado no período da tarde desta terça-feira, 24 de abril. A passarela montada para o desfile obedeceu ao tema da coleção: "A Anselmi na Patagônia". No chão flocos de isopor, simbolizando a neve e nas colunas, estruturas do mesmo isopor representando o gelo. Os atores globais Flávia Alessandra, Carlos Casagrande e o Ex-BBB 12, Jonas Sulzbach abrilhataram o desfile. A cada momento que um dos três pisava na passarela, o público levantava e gritava de alegria e emoção.
A reportagem da Rádio Sonora FM acompanhou o desfile das 14:00 horas e registrou alguns dos momentos mais importantes. Confira na nossa galeria de fotos!
Fonte: Jornalista Leandro Adamatti

Veja mais Fotos


domingo, 22 de abril de 2012

AVIAÇAO COMERCIAL NO BRASIL VEM RECAINDO NA QUALIDADE.




TAM E GOL... DOIS MONSTROS QUE ENGOLE AS PEQUENAS...
Na na decada de 90 tinha-mos 37 companhias aereas Brasileiras.Hoje o quadro se reduz em menos de 10. Acompanhe uma rapido gronograma de como foi o quadro da aviaçao comercial nos ultimos 10 anos.
TAM...Comprou a TABA da Amazonia;
TAM.. Comprou a BRASIL CENTRAL. de Goias.
TAM.. Comprou a VOTEC
TAM... Comprou a HELISUL do parana.
TAM.. Comprou a LAPA do Paraguai
RIOSUL... Faliu
NORDESTE...Faliu
VARIG ...Faliu
VASP... Faliu
TRANS BRASIL... Faliu
FLY... Faliu
BRA ... FAliu
NACIONAL...Faliu
TAF FORTALEZA ...Faliu
TAM ...Comprou a PANTANAL do Mato grosso.
AERO EXPRESS... Faliu
INTER BRASIL STAR...Faliu junto com a Trans bRAsil.
ATUALMENTE eXISTE A Informaçao que TAM teria comprado a TRIP
E A GOL teria comprado a PAssaredo.
EMFIM .................... Ou voce voa de De TAM E GOL ou se voce resolver viajar de onibus...Saiba que a GOL tem mais de 6 mil onibus operando no Brasil.