domingo, 2 de novembro de 2014






QUE DELÍCIA SER DE ESQUERDA!


(Diego Casagrande – 20.05.2014 – jornal METRO Porto Alegre)

“Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”, musicou Caetano Veloso na célebre “Dom de iludir”. Estava ouvindo dia destes e refleti sobre a delícia que é ser de esquerda no Brasil. Da delícia que é bater no peito e se dizer socialista vivendo em um país capitalista, andando em um bom carro e falando no iPhone. Da delícia que é defender controle da opinião na imprensa tendo liberdade de falar e pregar o que pensa. Da delícia que é injetar bilhões do dinheiro público em empresas amigas que sabem reconhecer quem as ajuda. Da delícia que é escolher os juízes que irão julgar seus próprios crimes. Da delícia que é ter filhos, companheiros e amigos ficando milionários com o poder. Ah, como é delicioso ser de esquerda.

Dos inúmeros esquerdistas que conheço, muitos estão ricos. Não tanto quanto Niemeyer, mas já podem se aposentar. Gostam de boas viagens, bons vinhos, boa vida. Curiosamente, boa parte sonha com o socialismo real, aquele que não deu certo, que condena o povo à escravidão política e econômica. Aquele onde o governo tem o controle de tudo, da imprensa ao Judiciário, mas principalmente do pensamento. E é prudente, mais do que nunca, não desprezá-los. Seus sonhos de controle estão virando realidade com uma nova cara na América Latina.

Uma das grandes contradições da esquerda é quando fala em liberdade. Ela tem sua bíblia e rezar fora é pecado. O bloqueio ao pensamento divergente nas universidades é um exemplo. Quem não é de esquerda enfrenta um muro invisível. Censura mesmo. Conheço gente da melhor estirpe, intelectuais, jornalistas, escritores, sindicalistas, políticos, professores, empresários e tantos outros simplesmente ignorados para participar de seminários, palestras e qualquer coisa dentro da academia. A universidade brasileira, por ter predomínio esquerdista, não é plural. Mas há contradições também nas redações de jornal, que não caberiam aqui. São tantas. Que delícia!

Enquanto isso, meus amigos esquerdistas estão todos bem, obrigado. Não conheço um que esteja passando trabalho. Sempre há um cargo público comissionado para quem é socialista. Sempre há um show bancado com o nosso dinheiro. Sempre há uma diretoria de estatal, um financiamento. Sempre há uma publicidade qualquer. E para ganhar grana até empresários viram casaca. Enfim, ser de esquerda no Brasil de hoje é estar no paraíso. Mas o paraíso não dura para sempre. Aliás, nada dura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário