Marco Ferraz, presidente da Braztoa
Capacitação será prioritária na gestão de Marco Ferraz, da Monark, à frente da Braztoa. Parece discurso óbvio de quem estreia na política associativa, mas quem é empresário ou tem cargo de comando no setor sabe que o problema de mão de obra está bastante grave. Segundo Ferraz, as 86 associadas Braztoa poderiam absorver imediatamente de cinco a dez funcionários. "Há gente disponível mas não são profissionais qualificados para nosso negócios", explica ele. Ou seja, por falta de qualificação, de 500 a 800 pessoas poderiam estar empregadas ou com um emprego melhor.
Para resolver isso, a Braztoa vai agir em diversas frentes. Uma delas envolve a negociação com faculdades de turismo, entre elas o Senac, para que se crie um curso ou treinamento específico sobre o negócio da operação. "O estudante sai da faculdade sem noção do que é trabalhar em uma operadora, e queremos que esse curso o capacite a ser contratado assim que terminar o treinamento", explica Ferraz. Ou seja, além de capacitar o curso visa à contratação imediata pelo mercado.
Outra frente da Braztoa no quesito capacitação é o convênio com o Ministério do Turismo, para capacitar 4.880 pessoas (agentes de viagens, operadores, receptivos, guias e estudantes), até 2013, no programa Bem Receber Copa. E uma terceira linha de atuação é para capacitar gerentes e diretores das associadas com foco em gestão. "Precisamos sempre estar atualizados sobre tecnologia, tendências do mercado e de gestão e em relação a nossos concorrentes, as OTAs", epxlica Marco Ferraz.
Para resolver isso, a Braztoa vai agir em diversas frentes. Uma delas envolve a negociação com faculdades de turismo, entre elas o Senac, para que se crie um curso ou treinamento específico sobre o negócio da operação. "O estudante sai da faculdade sem noção do que é trabalhar em uma operadora, e queremos que esse curso o capacite a ser contratado assim que terminar o treinamento", explica Ferraz. Ou seja, além de capacitar o curso visa à contratação imediata pelo mercado.
Outra frente da Braztoa no quesito capacitação é o convênio com o Ministério do Turismo, para capacitar 4.880 pessoas (agentes de viagens, operadores, receptivos, guias e estudantes), até 2013, no programa Bem Receber Copa. E uma terceira linha de atuação é para capacitar gerentes e diretores das associadas com foco em gestão. "Precisamos sempre estar atualizados sobre tecnologia, tendências do mercado e de gestão e em relação a nossos concorrentes, as OTAs", epxlica Marco Ferraz.
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