Páginas

sábado, 16 de julho de 2011

PANTANAL COMEÇA GERAR NOVAS VIDAS COLORIDAS


Período de reprodução de espécies começa no Pantanal

Depois de uma grande cheia no início do ano, a época agora é de renovação da vida em Mato Grosso do Sul.

O inverno é colorido no Pantanal. Ipês, que por aqui são chamados de piúvas, tingem de rosa o verde pantaneiro. É uma estratégia da natureza, as folhas caem e os cachos se formam para espalhar sementes. A fartura nos campos é garantia de muitos filhotes em breve.
No tronco, é possível ver a marca de onde a água chegou durante a enchente. Agora o Pantanal está na época da vazante, que é quando a cheia vai embora e começa o período de reprodução de muitas espécies.
As araras azuis já estão namorando. Elas escolheram o oco do tronco do tarumã para fazer o ninho. Todo ano as araras voltam para a mesma árvore, limpam a sujeira para botar os ovos. Os tuiuius também têm endereço fixo.
“Ela estava distante, mas deu para perceber que era a onça por causa do movimento”, diz uma turista.Até na cerca tem atração. A cobra, que não é venenosa, desfila para os turistas. E para quem respeita o ritmo pantaneiro, a natureza sempre guarda um presente
Fazendas tradicionais abriram as porteiras para o turismo. É a hora de aproveitar as águas baixas. A cavalgada é uma aventura.
“As aves estão acasalando, os mamíferos estão andando procurando água, então é muito grande a frequência, é hora de ver a onça, a anta e o tamanduá”, comenta Poliana Tomé, gerente de uma pousada na região.
Coisas do Pantanal. Cada dia aqui é uma surpresa. Quatro meses atrás essa região estava submersa. Agora a natureza mostra a sua exuberância na renovação da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário