Marcelo Beledeli
SCOTT OLSON/AFP/JC
Até pouco tempo atrás, previsão do tempo era sinônimo de algo pouco confiável e que, em geral, não dava muito certo. No entanto, com o aumento da tecnologia de captação de informações meteorológicas e os avanços em satélites e informática, a atividade tornou-se mais efetiva, chamando a atenção de diversos segmentos econômicos. A meteorologia tornou-se fundamental para a tomada de decisões em vários ramos da indústria, comércio, mídia e agronegócios, especialmente quando os produtos têm como característica a sazonalidade.
Um dos segmentos econômicos que está mais ligado à previsão do clima é o agronegócio
“Hoje está tudo muito facilitado em relação à obtenção dos dados para começarmos a fazer previsão”, destaca Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo. Conforme Nascimento, a maior facilidade de acesso às informações com o avanço da internet e a criação de equipamentos mais potentes e mais baratos favoreceram o trabalho dos meteorologistas. A veiculação e a melhora na qualidade da previsão e da “tradução” dos boletins meteorológicos, além do melhor entendimento da importância da informação antecipada, também têm ajudado muito no crescimento da atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário