Páginas

quinta-feira, 2 de julho de 2015





Curitiba Instala dispositivo que Aumenta o tempo e da mais segurança pra pedestres idosos atravessar a Rua.
....................................................../////
Fonte-Parana Portal.
Com informaçoes da Prefeitura de Curitiba.


Uma nova tecnologia que permite aumentar o tempo de abertura dos semáforos para pedestres mediante o uso do cartão transporte de idoso ou do cartão de pessoa com deficiência começou a ser instalada nesta terça-feira em Curitiba. Os equipamentos serão instalados em 31 pontos da cidade.
Segundo a Prefeitura de Curitiba, foram escolhidos locais que apresentam maior risco de acidentes para pessoas com mobilidade reduzida, como cruzamentos próximos a unidades de saúde, hospitais e terminais de ônibus.
O primeiro módulo de leitura de cartões foi instalado na Praça Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio), no Rebouças. Os equipamentos poderão ser utilizados por 160 mil idosos, 13,2 mil pessoas com deficiência e 6,2 mil aposentados por invalidez que possuem atualmente um cartão de isento habilitado da Urbs. São 120 módulos da empresa Dataprom adquiridos via licitação (modalidade pregão), com investimento de R$ 348 mil e que deverão ser instalados nos próximos 90 dias.
O sistema funciona através de uma botoeira especial acoplada ao semáforo, que é acionada pelos cartões da Urbs. Ao identificar o cartão, o semáforo abrirá por mais alguns segundos além do programado, permitindo uma travessia mais segura. O tempo de abertura é aumentado em até 50% em relação ao tempo de semáforo normal em Curitiba.
Pesquisa
A Prefeitura de Curitiba realizou, em 2013, uma pesquisa inédita com 470 pedestres idosos em vários cruzamentos do Centro da cidade, determinando velocidade e tempos médios de travessia. Os dados levantados serviram de base para o aumento de tempo em muitos semáforos de pedestres de Curitiba e também para o cálculo do tempo de abertura dos semáforos especiais para pessoas com mobilidade reduzida.
(Com informações da Prefeitura de Curitiba)







Nenhum comentário:

Postar um comentário