Páginas

quarta-feira, 2 de setembro de 2015







Comida japonesa vegetariana? Sim, veja

as receitas!
............................................................./////////////////

Sushi, sashimi, yakissoba, harumaki, gyozá… todos feitos com vegetais. Um restaurante especializado abriu a cozinha para nos ensinar os segredos da sua especialidade: pratos clássicos orientais sem carne Por Juliana Motter Quem vê o combinado vegetariano circulando imponente nas bandejas do badalado restaurante Nakombi, em São Paulo, nem desconfia que ele não leva uma única fatia de [...]
Sushi, sashimi, yakissoba, harumaki, gyozá... todos feitos com vegetais. Um restaurante especializado abriu a cozinha para nos ensinar os segredos da sua especialidade: pratos clássicos orientais sem carne

 Por Juliana Motter


....................................../////////


Receitas: japonês vegetarianoQuem vê o combinado vegetariano circulando imponente nas bandejas do badalado restaurante Nakombi, em São Paulo, nem desconfia que ele não leva uma única fatia de peixe. Nesta versão inusitada do clássico acepipe oriental, salmão, atum, robalo, kani e camarão são substituídos por cortes artísticos de legumes frescos que mimetizam as cores vibrantes dos frutos do mar. Servidos sozinhos - na versão sushi - ou abraçados ao arroz por uma fita de alga - como sashimi -, os vegetais surpreendem os sentidos de quem acha que a cozinha sem carne é sempre insípida e sem graça.
Cor e sabor é o que não falta nos pratos vegetarianos do cardápio do Nakombi. Mesmo antes de chegar às mesas, o menu já havia conquistado dois clientes cativos: os proprietários da casa, Paulo Barossi e Tainá Guedes, que há um ano aderiram ao vegetarianismo. Criar versões sem carne para pratos tradicionais da culinária japonesa exigiu dedicação e paciência orientais. O casal passou seis meses na cozinha ao lado do chef do restaurante, Ignácio Ito, testando incontáveis fórmulas gastronômicas.
O yakissoba vegetariano é uma das provas de que a missão foi bem cumprida. A receita, que foi a primeira da série sem carne a entrar no cardápio, fez tanto sucesso que em novembro conquistou um posto de honra no restaurante: tornou-se o prato da boa lembrança.
Receitas: japonês vegetariano
Outra sensação do menu é o hambúrguer de soja. Orientalizada pelas mãos do chef, a típica receita americana foi aromatizada com saquê e shoyu e leva uma cremosa maionese de raiz forte. Mais uma vez, a aprovação foi unânime. O prato teve estreia no menu de primeira classe de vôos internacionais e desembarcou na casa com a promessa de não sair mais.
Para deixar bem claro que os pratos vegetarianos não chegam à mesa como meros acompanhamentos - como acontece na maioria dos restaurantes, exceto nos naturais assumidos -, eles aparecem em destaque no cardápio. Mas antes mesmo de serem lançadas, visitamos a cozinha do Nakombi e testamos cada uma das receitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário