King Fahd, na Arábia Saudita e o Maior Aeroporto do Mundo
O Aeroporto Internacional Rei Fahd fica a 50 quilômetros de Dammam e é alcançada por uma estrada que corta um deserto cheio de camelos, tendas beduínas e outras cenas comuns da vida árabe tradicional. E, apesar de toda a pompa real, é um aeroporto bem simples para os padrões árabes, tirando, é claro, o Royal Terminal. Essa é uma área luxuosamente mobiliada e exclusiva para receber a família real saudita, membros do governo e hóspedes oficiais. Outro bastante curioso é que , apesar do tamanho, é um aeroporto bastante silencioso.
Planejado pelo escritório de arquitetura Yamasaki and Associates a partir de 1976, o aeroporto passou a ser utilizado a partir de 1990 (durante a Primeira Guerra do Golfo), como base militar. Nesse período ele foi usado principalmente para armazenamento de aeronaves militares. Só em 28 de novembro de 1999 foi aberto para operação comercial completa, quando as companhias começaram a transferir suas operações após a determinação da Autoridade Geral de Aviação Civil da Arábia Saudita. Nesse época foram transferidas para o KFIA todas as operações do então Aeroporto Internacional de Dhahran (atualmente, Base Aérea King Abdulaziz).
Hoje, o aeroporto é responsável por atender às demandas de toda a região leste da Arábia Saudita. Possui 6 andares, mas apenas 3 são utilizados pelos passageiros, sendo que o terceiro andar é para chegadas, o quarto é para embarque e o sexto é para partidas.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário