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terça-feira, 6 de setembro de 2022



Ponte do Rio Antas Será Revitalizada Em 2023

FONTE   ............  Jornal do Comércio 


O local, que aparece como um dos cartões postais da região, é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e teve a restauração orçada em R$ 9,7 milhões, conforme recente homologação de licitação.

Há cerca de sete anos a ponte possui desgastes em sua infraestrutura, o que afeta na travessia de alguns veículos. A passagem apresenta, desde 2015, sinais de deterioração em uma das cabeceiras, além de oxidação de parte da estrutura. Por conta desses problemas, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), responsável em 2016, colocou escoras de madeira junto à cabeceira.

A estrutura de sustentação é formada por dois arcos paralelos em concreto armado, com um vão livre de 186 metros. Ao todo, a estrutura possui uma extensão de 227 metros e 46 metros de altura. De acordo com um site de rotas na Serra Gaúcha, a armação é considerada como a maior ponte em arcos paralelos suspensos do mundo.

A obra teve tamanha relevância que foi até mesmo utilizada como referência para o logo do DAER, que até hoje é responsável por diversas obras em rodovias. O nome da estrutura foi definido como uma homenagem ao governador do Estado à época, Ernesto Dornelles.


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 Ponte do Rio Antas Será Revitalizada Em 2023

FONTE   ............  Jornal do Comércio 


O local, que aparece como um dos cartões postais da região, é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e teve a restauração orçada em R$ 9,7 milhões, conforme recente homologação de licitação.

Há cerca de sete anos a ponte possui desgastes em sua infraestrutura, o que afeta na travessia de alguns veículos. A passagem apresenta, desde 2015, sinais de deterioração em uma das cabeceiras, além de oxidação de parte da estrutura. Por conta desses problemas, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), responsável em 2016, colocou escoras de madeira junto à cabeceira.

A estrutura de sustentação é formada por dois arcos paralelos em concreto armado, com um vão livre de 186 metros. Ao todo, a estrutura possui uma extensão de 227 metros e 46 metros de altura. De acordo com um site de rotas na Serra Gaúcha, a armação é considerada como a maior ponte em arcos paralelos suspensos do mundo.

A obra teve tamanha relevância que foi até mesmo utilizada como referência para o logo do DAER, que até hoje é responsável por diversas obras em rodovias. O nome da estrutura foi definido como uma homenagem ao governador do Estado à época, Ernesto Dornelles.


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