terça-feira, 9 de agosto de 2016


Em Curitiba, artistas realizam ato em favor de Moro



Um grupo de seis artistas realizou na tarde dessa segunda-feira (8), em frente à Justiça Federal do Paraná (JFPR), em Curitiba, um ato em favor do juiz Sérgio Moro, responsável por julgar as ações penais da Operação Lava Jato em primeira instância. Participaram da atividade os atores Victor Fasano, Susana Vieira, Luana Piovani, Lucinha Lins e Jorge Pontual, além do cantor Fagner. Eles almoçaram com magistrado e, por volta de 14h20, chegaram à sede da JFPR, onde foram recebidos por centenas de manifestantes, vestidos de verde e amarelo.
Susana contou que a comitiva trouxe para Moro e para o coordenador da força-tarefa, o procurador Deltan Dallagnol, um pen drive contendo depoimentos de mais de 80 colegas em apoio às investigações relativas aos desvios na Petrobras. Os artistas também protestaram contra o projeto de lei do Senado 280/2016, de autoria de Renan Calheiros (PMDB-AL) e que trata dos chamados crimes de abuso de autoridade. As informações são da Folha de Londrina.

O texto penaliza quem ordenar ou executar “captura, detenção ou prisão fora das hipóteses legais”. Moro tem feito críticas públicas à matéria, por considerar a redação atual vaga e abrangente. Durante premiação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado (Fecomércio), no final de julho, também na capital paranaense, ele disse que a iniciativa “representa um verdadeiro perigo à independência judicial”. “Se aprovada nesses termos, poderá servir para intimidação dos magistrados de todas as instâncias”, afirmou, na ocasião.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Fábio Aguayo, que é um dos organizadores, o ato de ontem foi o primeiro da área de eventos do “Comitê Popular de Apoio as 10 Medidas Contra a Corrupção e à Operação Lava Jato”, criado oficialmente na última quarta-feira (3) e composto, além da Abrabar, pelo Sindicato das Empresas Promotoras de Eventos (Sindiprom) e por uma série de entidades dos setores de gastronomia e hospedagem, ligadas à Confederação Nacional do Turismo (CNTUR).
(Foto: Mariana Franco Ramos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário