História da EasyJet
"A companhia aérea foi estabelecida em 1995, ano em que também iniciou as suas operações. Foi criada pelo magnata cipriota baseado no Reino Unido, Sir Stelios Haji-Ioannou (conhecido como Stelios). Juntamente com a EBA- Eurobelgian Airlines (actual Virgin Express / Brussels Airlines) e a Ryanair, foi uma das pioneiras na introdução do conceito low cost na Europa. Começou a voar com dois aviões Boeing 737-200 a partir da sua primeira e principal base, o aeroporto de Londres Luton, para Glasgow e Edimburgo.
O modelo low cost da empresa era baseado na companhia norte-americana Southwest Airlines, a companhia aérea mundialmente mais conhecida como a primeira das low cost. Ao longo da década de 90, a empresa teve um crescimento moderado mas estável, estabeleceu mais rotas a partir da base de Luton e abriu novas rotas para cidades no continente europeu. Em 1998 adquiriu a TEA Switzerland e criou em regime de "franchising" a Easyjet Switzerland, com voos de baixo custo a partir de Genebra e Basileia, na Suiça.
Naquela altura, a Ryanair ainda não era a sua principal rival e havia acordos de entendimento, de não competirem nas mesmas rotas. Tudo isto mudou, quando a maior companhia aérea britânica, a British Airways, criou a Go Fly, uma low cost que voava a partir do aeroporto de Londres Stansted (na altura, a base principal da Ryanair) para destinos populares na Europa. Houve grande oposição por parte da Easyjet, que lançou campanhas de boicote à Go Fly. Estas campanhas resultaram e a Go Fly foi comprada pela Easyjet em 2002. Foi também o ano em que a empresa decidiu expandir agressivamente e abrir novas bases com novos destinos em toda a Europa, nomeadamente na Alemanha. A frota também foi radicalmente expandida, principalmente quando a companhia fez uma mega-encomenda de mais de 150 aviões Airbus A 319 ao fabricante europeu de aviões Airbus.
Actualmente, a empresa tem vinte bases em aeroportos por toda a Europa e tem como principal concorrente a companhia low cost Ryanair. Ambas já competem em alguns destinos e temporariamente lançam campanhas de publicidade comparativa para cativar passageiros, o que gerou bastante polémica e queixas em tribunais europeus. Uma das campanhas mais polémicas foi feita pela Ryanair em 2004, quando anunciou que por cada milhão de libras de prejuizos da Easyjet, a Ryanair oferecia um milhão de bilhetes aéreos gratuitos (o passageiro apenas paga as taxas de aeroportos e o bilhete tem o custo simbólico de um cêntimo de Euro, Dólar ou Libra). No entanto, em comparação com a Ryanair, a Easyjet voa para aeroportos principais das cidades enquanto que a Ryanair opta pelos aeroportos secundários. A Easyjet desfruta também um maior nível de satisfação no Reino Unido por parte dos passageiros, em comparação com a Ryanair, nomeadamente no que diz respeito ao atendimento do cliente e compensação aos passageiros em casos de cancelamentos de voos.
Uma das campanhas mais recentes de competição entre as duas companhias na Península Ibérica foi a criação de uma base de operações em simultáneo no aeroporto de Madrid Barajas em finais de 2006.
Em Outubro de 2007, a Easyjet anunciou a compra da companhia aérea GB Airways Ltd., juntando à rede Easyjet a sua frota de Airbus A320 e A321, e à sua vasta rede de destinos. Deste modo, a Easyjet opera actualmente com 162 aeronaves."
Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário