“Shhhh... Todo mundo precisa de um pouco de paz e tranquilidade”. Com esse slogan, a companhia aérea de baixo custo Air Asia lançou uma novidade em todos os seus voos de longa duração: uma “Quiet Zone” (zona silenciosa), área reservada para aqueles que querem silêncio durante a viagem.
Para a empresa, isso significa principalmente a ausência de crianças. Apenas passageiros com 12 anos ou mais podem voar na área reservada, que fica nas sete primeiras fileiras da classe econômica de aviões que passam pela China, Taiwan, Japão, Coreia, Austrália e Nepal. A área tem também luz ambiente mais suave.
Não é cobrado um preço adicional para quem quiser se sentar nessas fileiras – apenas o valor que já é cobrado para qualquer passageiro que queira reservar um assento com antecedência.
O diretor executivo da empresa, Azran Osman-Rani, afirma que a nova opção permite que os passageiros tenham “paz de espírito”. Ele acrescentou que a companhia não está banindo as crianças, mas tentando atender às necessidades individuais dos passageiros.
Mapa de aeronave da Air Asia mostra Quiet zone (zona de tranquilidade proibida para crianças)
A zona silenciosa começou a funcionar em fevereiro e vai da fileira 7 à 14, logo após a classe executiva.  Primeira classe só para adultos 
Para alguns especialistas, as "kid free zones" (áreas livres de crianças) são uma tendência no mundo da aviação.    Nos dois últimos anos, outra companhia aérea asiática, a Malaysia Airlines, reservou uma parte de seus assentos para adultos.   Primeiro, os passageiros abaixo de 12 anos foram banidos da primeira classe de algumas de suas rotas.   Depois, foi criada uma área só para adultos na parte superior da classe econômica da aeronave A380, que faz o trajeto entre Kuala Lumpur e Londres. As famílias com crianças são automaticamente alocadas nos assentos do setor principal da aeronave, na parte de baixo.