quinta-feira, 12 de setembro de 2013



Curitiba terá mais 300 km de ciclovias

A prefeitura de Curitiba divulgou ontem os detalhes do Plano Diretor Cicloviário que prevê o investimento de R$ 90 milhões para implantação de 300 quilômetros de novas vias para a circulação de bicicletas na capital até 2016.

Se tirada do papel nos próximos três anos, a proposta, que inclui ainda a recuperação dos 127 quilômetros da malha existente, deve colocar Curitiba na liderança do ranking de cidades brasileiras com maior rede cicloviária do país, totalizando 427 quilômetros. A origem dos recursos para financiar os projetos, segundo a prefeitura, é do próprio orçamento municipal e de convênios firmados com o governo federal, através de programas do Ministério das Cidades.
Elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o plano tem 12 medidas – que vão desde implantação de infraestrutura à criação de uma praça temática para os ciclistas –, buscando consolidar o conceito de multimodalidade ao inserir a bicicleta no planejamento da cidade. “Curitiba busca dar essa alternativa para que as pessoas possam usar a bicicleta principalmente nos pequenos e médios deslocamentos, como um modal complementar”, justificou o prefeito Gustavo Fruet (PDT).
Segundo o presidente do Ippuc, Sergio Pires, a criação de uma rede integrada vai oferecer segurança ao deslocamento cicloviário. “Isso ajuda a consolidar o conceito de cidade humanizada, participativa e inovadora”, defende.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário