Mercado de luxo aposta em Curitiba como porta de entrada de grandes marcas na região sul
A abertura do shopping Pátio Batel ao público hoje a tarde, pode ser considerada um marco no mercado de luxo da cidade. A exclusividade, acessível a poucos com muito dinheiro no bolso, está tendo em Curitiba a porta de entrada de grandes marcas na região sul do país. Não é a toa que pesquisas das próprias grifes, como Louis Vuitton, Tiffany´s e Burberry, mostram que a parcela da cidade que realmente pode gastar é maior do que se imagina. O consultor de negócios da empresa Go4!, Rogério Deteuch, diz que Curitiba ainda é um mercado-teste que não pode ser ignorado.
A renda per capita de Curitiba é uma das cinco maiores entre as capitais brasileiras, em mais de R$ 3.776 segundo o último censo do IBGE. Não é a maior da região sul, mas a estrutura da cidade e os gastos da população servem de atrativos para as marcas. A jornalista especializada em moda, Dionéia Mendes, atua em Curitiba há mais de uma década, e diz que não é só o público da cidade que consome as grifes de luxo.
Além de marcas de roupas, Curitiba também se destaca no mercado automotivo. A BMW tem, na cidade, o segundo maior volume de vendas do país, junto da Mercedes-Benz e da Volvo. Na gastronomia, os últimos anos foram marcados pela chegada das marcas americanas Cold Stone e The Fifties, além da abertura de dezenas de restaurantes com ingredientes importados. E a tendência é de que este mercado continue bastante aquecido.
Entre os anos de 2009 e 2013, pelo menos 17 empresas internacionais abriram negócios por aqui, sendo que oito delas escolheram Curitiba para o pontapé inicial no Brasil. O mercado de luxo do país está com um crescimento de 12% ao ano.
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