segunda-feira, 22 de agosto de 2022



 Córnea feita com colágeno Suíno pode restaurar a visão de  deficientes Visuais

FONTE...............  RAZÕES  PRA ACREDITAR  

Pesquisadores desenvolveram um implante feito de proteínas e colágenos suínos capaz de substituir a córnea humana e que já restaurou a visão de 20 pessoas.

Antes de receber o implante, a maioria dos pacientes era cega ou tinha deficiência visual quase completa devido a doenças nas córneas, que são estruturas transparentes localizadas na parte anterior do olho que possibilita que os raios luminosos atravessem nossos olhos e formem uma imagem na retina.

O resultado promissor traz esperança para aqueles que sofrem de cegueira e baixa visão ao fornecer um implante como alternativa ao transplante de córneas humanas doadas, que são escassas em muitos países, inclusive o Brasil.

A córnea é feita primariamente da proteína do colágeno. Para criar uma alternativa ao tecido humano, os pesquisadores usaram moléculas de colágeno derivadas da pele de porco que foram altamente purificadas e produzidas em condições estritas para uso humano.

É interessante notar que a pele suína utilizada é um subproduto da indústria alimentícia, tornando-a de fácil acesso e economicamente vantajosa para uso.

No processo de construção do implante, os pesquisadores estabilizaram as moléculas de colágeno soltas formando um material robusto e transparente forte o suficiente para resistir ao manuseio e implantação no olho. Enquanto as córneas doadas devem ser usadas dentro de duas semanas, sua versão produzida em laboratório pode ser armazenada por até dois anos.

Os pesquisadores também desenvolveram um novo método minimamente invasivo para tratar a Doença do Ceratocone, na qual a córnea fica tão fina que pode levar à cegueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário