quarta-feira, 27 de março de 2013




Conselho avalia projeto de revitalização de prédio da antiga metalúrgica Eberle





noticia
O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (COMPAHC) está fazendo a última análise do anteprojeto de revitalização da Fábrica 1 da Eberle. O prédio foi comprado por um grupo de investidores em 2012.

Para serem revitalizados, os prédios tombados passam por apontamentos entre o conselho, o proprietário, os projetistas e arquitetos. Após, é feito o anteprojeto, que é avaliado pelo conselho, onde pode ser realizadas mais algumas mudanças, até chegar ao projeto final.

O plano é essencial para a transformação do prédio em comércio, preservando as características. A revitalização serve para dar um uso aos prédios, até por isso os projetos passam por diversas análises.

A diretora do Departamento de Memória e Patrimônio de Caxias do Sul, Liliana Henrichs, destaca que a Fábrica 1 da Metalúrgica Eberle é o espaço mais nobre a ser revitalizado em Caxias. Ela afirma que o restauro do prédio vai ser muito importante para o centro histórico da cidade.

O prédio está parcialmente ocupado e não foi recuperado. O estacionamento prejudica a estrutura do prédio, devido a grande poluição que gera. De acordo com Liliana, a revitalização vai melhorar uma série de fatores, tanto para o prédio, como para o centro de Caxias do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário