Evento em Curitiba discutiu como será a cidade em 2040
Curitiba é reconhecidamente uma das melhores cidades do Brasil para se viver. Foi considerada a cidade mais verde da América Latina em 2011; foi também a pioneira na implantação do sistema de ônibus conhecido atualmente como BRT-Bus Rapid Transit, que, conjugado com outras ações, conferiu à capital paranaense a privilegiada condição de referência nacional e internacional em urbanismo e qualidade de vida.
Curitiba é reconhecidamente uma das melhores cidades do Brasil para se viver. Foi considerada a cidade mais verde da América Latina em 2011; foi também a pioneira na implantação do sistema de ônibus conhecido atualmente como BRT-Bus Rapid Transit, que, conjugado com outras ações, conferiu à capital paranaense a privilegiada condição de referência nacional e internacional em urbanismo e qualidade de vida.
CONTINUAÇAO..........>>>>>>>>
E nos próximos 25 anos, como estará a infraestrutura de Curitiba? Qual será o cenário da cidade em 2040?
Esse prognóstico e o futuro da cidade foiabordados no evento "De olho no futuro: como estará Curitiba daqui a 25 anos", promovido pelo Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia).
De Acordo com o presidente do Sinaenco PR, Carlos Valério, a privilegiada posição de Curitiba não aconteceu por acaso. "Foi fruto de uma cultura de planejamento urbano, que vem sendo praticada por sucessivas administrações municipais desde meados dos anos 1960, especialmente após a criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), autarquia que concebeu e implementou as ações mais elogiadas nas áreas de mobilidade e zoneamento urbano em Curitiba",
destaca Valério.
Para Valério, o crescimento populacional de Curitiba e de sua região metropolitana - constituída por 29 municípios e cerca de 3,2 milhões de habitantes -, com a instalação de grandes indústrias nacionais e multinacionais nas duas últimas décadas e a consequente atração de novos moradores para essas cidades, não deixou de trazer sequelas. "Curitiba apresenta um crescente aumento de congestionamentos no trânsito, especialmente nos horários de pico, e a tendência a saturar a capacidade atual do transporte coletivo nesses horários. É urgente tirar do estágio de promessa e passar para o desenvolvimento do projeto e posterior execução o metrô de Curitiba, que deverá interligar, em seus 22 km de extensão, as regiões mais populosas da cidade".
Nos próximos meses, a campanha visitará mais 10 metrópoles brasileiras. De acordo com o presidente do Sinaenco, João Alberto Viol, o objetivo do evento é reunir a comunidade técnica, a comunidade política, os estudantes e a sociedade civil para pensarmos junto o futuro das nossas cidades. "Queremos fomentar o planejamento como instrumento essencial para delinearmos a cidade que queremos, pois acreditamos que esta é a única maneira possível de transformarmos a cidade de poucos em uma de todos", destaca.
Os trabalhos foram divididos em dois painéis. No primeiro painel o arquiteto Sérgio Póvoa Pires, presidente do IPPUC, e Carlos Roberto Massa Jr, secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, irão apresentar quais eram os planos da cidade há 25 anos, como a cidade se desenvolveu e sua situação atual.
No segundo painel, intitulado "A Curitiba que queremos", o engenheiro Sandro Setim, diretor técnico da COMEC, e Reginaldo Luis dos Santos Cordeiro, secretário de Urbanismo de Curitiba, abordarão os planos para o futuro da cidade, pontuando como ela estará em 2040. (4 fotos)
E nos próximos 25 anos, como estará a infraestrutura de Curitiba? Qual será o cenário da cidade em 2040?
Esse prognóstico e o futuro da cidade foiabordados no evento "De olho no futuro: como estará Curitiba daqui a 25 anos", promovido pelo Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia).
De Acordo com o presidente do Sinaenco PR, Carlos Valério, a privilegiada posição de Curitiba não aconteceu por acaso. "Foi fruto de uma cultura de planejamento urbano, que vem sendo praticada por sucessivas administrações municipais desde meados dos anos 1960, especialmente após a criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), autarquia que concebeu e implementou as ações mais elogiadas nas áreas de mobilidade e zoneamento urbano em Curitiba",
destaca Valério.
Para Valério, o crescimento populacional de Curitiba e de sua região metropolitana - constituída por 29 municípios e cerca de 3,2 milhões de habitantes -, com a instalação de grandes indústrias nacionais e multinacionais nas duas últimas décadas e a consequente atração de novos moradores para essas cidades, não deixou de trazer sequelas. "Curitiba apresenta um crescente aumento de congestionamentos no trânsito, especialmente nos horários de pico, e a tendência a saturar a capacidade atual do transporte coletivo nesses horários. É urgente tirar do estágio de promessa e passar para o desenvolvimento do projeto e posterior execução o metrô de Curitiba, que deverá interligar, em seus 22 km de extensão, as regiões mais populosas da cidade".
Nos próximos meses, a campanha visitará mais 10 metrópoles brasileiras. De acordo com o presidente do Sinaenco, João Alberto Viol, o objetivo do evento é reunir a comunidade técnica, a comunidade política, os estudantes e a sociedade civil para pensarmos junto o futuro das nossas cidades. "Queremos fomentar o planejamento como instrumento essencial para delinearmos a cidade que queremos, pois acreditamos que esta é a única maneira possível de transformarmos a cidade de poucos em uma de todos", destaca.
Os trabalhos foram divididos em dois painéis. No primeiro painel o arquiteto Sérgio Póvoa Pires, presidente do IPPUC, e Carlos Roberto Massa Jr, secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, irão apresentar quais eram os planos da cidade há 25 anos, como a cidade se desenvolveu e sua situação atual.
No segundo painel, intitulado "A Curitiba que queremos", o engenheiro Sandro Setim, diretor técnico da COMEC, e Reginaldo Luis dos Santos Cordeiro, secretário de Urbanismo de Curitiba, abordarão os planos para o futuro da cidade, pontuando como ela estará em 2040. (4 fotos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário