Não é preciso ir longe para conhecer a caverna com a maior boca do mundo. Ela está próxima a São Paulo (315 km) e a Curitiba (204 km), no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar). Na cidade de Iporanga, encontra-se o Núcleo Santana do parque, de onde sai uma trilha de 3 horas até a caverna Casa de Pedra, que na verdade pertence a outro núcleo que leva o mesmo nome da caverna.
Iporanganet.com
A trilha é considerada difícil e só pode ser feita com um guia local, que cobra entre R$ 35 e R$ 40 por pessoa pelo passeio, em um grupo com cinco mochileiros. Infelizmente, o interior da Casa de Pedra está fechado. Em 2003, houve um acidente no qual um guia e um turista morreram dentro da caverna após uma tromba d’água do rio Maximiniano, que passa por ela. Por conta disso, a entrada na caverna é proibida. Ou seja, o passeio inclui a trilha somente até a boca.
http://renatomessias.blogspot.com.br/
Estima-se que a fenda da Casa de Pedra tenha 215 metros. Poucos visitantes, porém, vão até lá porque há outras cavernas com trilhas mais fáceis na regiãoQuem foi, porém, não se arrepende da vista.