A Cooperativa Certel Anunciou construção de sua Nova usina Hidrelétrica
FONTE ......................... Grupo A Hora
O Empreendimento Será a maior do Vale do Taquari, com capacidade de vazão para 440 metros cúbicos por segundo. Poderá gerar 35 mil megawatts de potência para abastecer até 100 mil pessoas. A Certel atua hoje em 48 municípios, e gera energia para 75 mil associados da cooperativa. O investimento foi divulgado em café da manhã para a imprensa na manhã desta quarta-feira, 24.
A obra deve iniciar em 2023, com duração prevista de três anos. Conforme o presidente da cooperativa, Erineo Hennemann, serão gerados 500 empregos durante a construção. Espera-se que a usina gere até 20 vezes mais energia do que a estrutura hoje instalada no Rio Forqueta. A energia será escoada via Venâncio Aires, através da subestação de Estrela. Será aproveitado o volume e a queda da água da Barragem Eclusa para construção da hidrelétrica.
A Fundação Estadual de Proteção Ambienta (Fepam) aguarda decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para efetivar a licença. De acordo com a secretária estadual do Meio Ambiente, Marjorie Kaufmann, este processo deve durar de um a dois meses, com liberações diferentes para as linhas de transmissão e as turbinas.
.
https://grupoahora.net.br/conteudos/2022/08/24/certel-anuncia-investimento-de-r-250-milhoes-em-nova-usina-na-barragem-eclusa/
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário