domingo, 10 de março de 2013


Comandante lidera ascensão feminina na BM gaucha.




Tenente-coronel do 19º BPM da capital, Nádia Gerhard encabeça um vasto grupo de mulheres na Brigada
Nádia Gerhard entrou na polícia em 1989 e hoje é a primeira mulher a comandar um batalhão da Brigada Militar no Rio Grande do Sul. / Foto: Gabriela Di Bella/Metro PoANádia Gerhard entrou na polícia em 1989 e hoje é a primeira mulher a comandar um batalhão da Brigada Militar no Rio Grande do Sul.Foto: Gabriela Di Bella/Metro PoA
Shopping sitiado e evacuado. Dezenas de fotógrafos, repórteres e cinegrafistas do lado de fora. No caso, uma joalheria assaltada. Gerenciando a operação, a tenente-coronel Nádia Gerhard. A Chefe do 19º BPM de Porto Alegre, que comandava interinamente o policiamento da capital, começara a expor, naquele 17 de janeiro, no Praia de Belas Shopping, o trabalho que a tornou a primeira e única mulher a assumir um batalhão na história do Estado.

Sua trajetória é o reflexo da ascensão feminina que toma a polícia gaúcha. Além de Nádia, há outras 2.831 mulheres na Brigada Militar no Rio Grande do Sul. Um aumento mais que dobrado em relação a 2005, quando 1.364 estavam na corporação em todo Estado.

“A Brigada fez uma readequação em seu quadro tendo em vista que o mundo muda, que as pessoas mudam e que, efetivamente, há muito pouco tempo atrás, as mulheres não exerciam profissões meramente masculinas. A mulher se restringia em ser professora ou dona de casa”, comenta a tenente-coronel.





Nenhum comentário:

Postar um comentário