quinta-feira, 2 de outubro de 2014




Nacon- Idosos não podem ter reajuste em plano de saúde


*Nacon (nacon@glup.com.br) 

Da Redação


Por sugestão de pauta de leitores e pela grande quantidade de reclamações de pessoas idosas que chegam à coordenação do Núcleo de Apoio ao Consumidor (Nacon), a reportagem ouviu diversos advogados especialistas em saúde e direito do consumidor sobre os  direitos dos idosos em relação aos planos de saúde.  
Quando a pessoa completa 60 anos alguns planos de planos de saúde chegam a fazer reajustes que podem chegar a 100%. As empresas argumentam que é nessa fase que a pessoa mais utiliza os serviços e por isso devem pagar mais por eles. "A pessoa normalmente não utiliza o plano de saúde a vida inteira e quando chega a época que mais precisa tem que pagar mais por isso?", argumentam os advogados ouvidos. 
O Estatuto do Idoso juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinaram que é proibido qualquer reajuste para pessoas a partir dos 60 anos de idade. Caso o idoso receba a fatura do plano com reajuste, os especialistas consultados recomendaram que a pessoa procure a a Promotoria de Defesa do Consumidor para fazer a denúncia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário