quinta-feira, 8 de janeiro de 2015



A arte de contar histórias através de imagens



Já imaginaram se não existissem as fotografias ou os fotógrafos? Sabe aquelas fotos do seu primeiro aniversário ou dos seus 15 anos? Foram tiradas por um fotógrafo. Mas é bom destacar que existem fotógrafos profissionais e também aqueles que tiram foto apenas por hobbie, por gostar de fotografar. As fotografias guardam para sempre os momentos, emoções e sentimentos, expressados em algum momento.
 ------------/////////////
Nesta quinta-feira, dia 8 de janeiro é comemorado o dia do fotógrafo no Brasil. A data celebra o profissional responsável em captar uma fração de segundo de determinado momento e eternizá-lo! Seja artisticamente ou para documentar um fato importante na história, os fotógrafos misturam conhecimentos de técnicas fotográficas (efeitos de luz, ângulo e profundidade) com a sensibilidade e, claro, um pouquinho de sorte.

Os fotógrafos que estão inseridos no mercado podem se especializar em fotografar produtos e modelos, é o caso do fotógrafo Eduardo Benini. Formado em fotografia Benini trabalha a dois anos em Bento Gonçalves. Ele conta que o interesse pela fotografia veio ao ver o pai fotografar por diversão com uma Canon A10, (câmera profissional). 
(Foto: Marina Teles/ Leouve)(Foto: Marina Teles/ Leouve)

Fotógrafo autônomo Benini trabalha também com projetos que envolvem a dança. Em 2013, ele pôs em prática o projeto bailarinas urbanas, que aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura, proporcionou que o fotógrafo fizesse uma exposição itinerante com 20 quadros. O projeto chegou ao fim e os quadros serão doados para escolas de Bento Gonçalves. 

O novo projeto de Benini é intitulado de Paradigma Urbano, e funciona de forma parecida com a atividade feita com as bailarinas urbanas, só que invés do ballet o foco serão as danças urbanas (de rua). 
(Foto: Marina Teles/ Leouve)(Foto: Marina Teles/ Leouve)

Benini indica para quem gosta de fotografar que se especialize pois é um campo bem vasto e prazeroso de trabalhar. Em Bento Gonçalves, a Casa das Artes oferece a partir de fevereiro o curso de fotografia, ministrado pelo próprio Benini. Além de Bento, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) oferecem graduações em fotografia.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário