quinta-feira, 6 de agosto de 2015





Curitiba  começa a instalar validador com leitura facial

Aparelhos surgem no momento em que o governo firmou parceria com os empresários do setor para modernizar linhas metropolitanas


A prefeitura de Curitiba está instalando 270 novos validadores com leitura de biometria facial em estações-tubo e terminais com maior índice de uso do cartão-transporte isento. As primeiras estações com os equipamentos são a Morretes, a Carlos Dietzsch e a Vital Brasil, todas na Avenida República Argentina, sentido Centro. A previsão é que a instalação definitiva comece em meados de agosto.


Na aparência, os novos aparelhos são semelhantes ao já usados em Curitiba. A câmera responsável pelo reconhecimento facial é embutida. Outros equipamentos no mercado têm câmera externa acoplada, o que, segundo Urbs, o deixa mais vulnerável.
No sistema que está implantado pela Urbs, a imagem do passageiro obtida pela câmera é confrontada automaticamente com a imagem disponível no banco de dados. Se houver diferença biométrica, o cartão é bloqueado. O reconhecimento facial, segundo a empresa da prefeitura, estabelece a identidade com medidas específicas de características individuais, como a distância dos olhos, entre a boca e nariz e entre as orelhas.
Segundo João Franqueto, engenheiro responsável pelo desenvolvimento do sistema, as fotos obtidas no momento do embarque são descarregadas no servidor central, que irá comparar a imagem do validador com a do cadastro do usuário. Os casos considerados suspeitos são encaminhados para a conferência de um profissional da Urbs. “O sistema trabalha com um algoritmo de inteligência artificial que vai aprendendo com as fotos obtidas e não classificadas como fraude” explica.
Inicialmente, 270 validadores serão cedidos ao município em regime de comodato para teste. Para a empresa, o período servirá para obter a homologação do produto. Já para o município, o teste servirá para avaliar a viabilidade econômica do negócio: se o investimento nessa tecnologia para a implantação do sistema será compensado pela economia com a redução dos casos de fraude.
O sistema de transporte da capital tem 215.134 isentos cadastrados, entre pessoas com mais de 65 anos, com deficiência, acompanhantes, aposentados por invalidez e fiscais e operadores do transporte. Juntos, esses usuários utilizam o cartão transporte 700 mil vezes por mês, em média -- número que chega a 2,9 milhões de utilizações por mês se somadas as viagens realizadas por oficiais de Justiça, carteiros, policiais militares, guardas municipais e estudantes do passe escolar. Todas as isenções representam 14% do custo do transporte coletivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário