Canoas quer tornar subterrâneos dois quilômetros da linha do trem
Projeto de R$ 198 milhões prevê financiamento do PAC para que a obra fique pronta até 2014
Perspectiva do trecho revitalizado |
Obras de modificação na linha do trem em Canoas, que integram um projeto de revitalização do Centro da cidade, serão inscritas no PAC da Mobilidade. O programa do governo federal vai liberar até R$ 2,4 bilhões para obras de infraestrutura na região Metropolitana de Porto Alegre, visando a Copa de 2014. Ao apresentar o estudo de viabilidade do projeto, feito pela Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente, juntamente com representantes da empresa e da Trensurb, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PT), explicou que o objetivo é sanar problemas como poluição visual, sonora e climática da região.
O projeto, orçado em R$ 198 milhões, prevê tornar subterrâneos 2,1 kms de linha do Trensurb, entre a avenida Inconfidência e o Canoas Shopping. Conforme o estudo, a estação La Salle Canoas passa a ser “enterrada” para que o trecho por onde hoje cruzam os trilhos se torne uma área verde. Em contrapartida, o projeto prevê que as avenidas Vitor Barreto e Guilherme Schell, localizadas nas laterais do percurso atual da linha férrea, sejam alargadas para dar mais vazão ao fluxo de veículos, já que servem de alternativa à BR-116.
Questionado sobre a relevância da obra não apenas para o município de Canoas, mas também para a região, o que é um dos critérios de aprovação dos projetos no PAC da Mobilidade, o prefeito alegou melhorias no trânsito. Jairo Jorge destacou que o alargamento das vias laterais vai desafogar o fluxo da BR-116, que hoje é um dos principais problemas de quem precisa se deslocar por municípios como Esteio, Sapucaia, Canoas e São Leopoldo. Ele afirmou que o projeto obedece as diretrizes do edital para que seja inscrito para financiamento, pelo Governo do Estado. O prefeito ressaltou que vai buscar apoio de deputados estaduais e federais que tem vínculo com o município.
O projeto, orçado em R$ 198 milhões, prevê tornar subterrâneos 2,1 kms de linha do Trensurb, entre a avenida Inconfidência e o Canoas Shopping. Conforme o estudo, a estação La Salle Canoas passa a ser “enterrada” para que o trecho por onde hoje cruzam os trilhos se torne uma área verde. Em contrapartida, o projeto prevê que as avenidas Vitor Barreto e Guilherme Schell, localizadas nas laterais do percurso atual da linha férrea, sejam alargadas para dar mais vazão ao fluxo de veículos, já que servem de alternativa à BR-116.
Questionado sobre a relevância da obra não apenas para o município de Canoas, mas também para a região, o que é um dos critérios de aprovação dos projetos no PAC da Mobilidade, o prefeito alegou melhorias no trânsito. Jairo Jorge destacou que o alargamento das vias laterais vai desafogar o fluxo da BR-116, que hoje é um dos principais problemas de quem precisa se deslocar por municípios como Esteio, Sapucaia, Canoas e São Leopoldo. Ele afirmou que o projeto obedece as diretrizes do edital para que seja inscrito para financiamento, pelo Governo do Estado. O prefeito ressaltou que vai buscar apoio de deputados estaduais e federais que tem vínculo com o município.
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