segunda-feira, 4 de abril de 2011

NHT INVESTE NO MEIO OESTE CATARINENSE E PARANA.




Acefb firma contrato com NHT e garante linha aérea ligando Francisco Beltrão à capital18/03/2011 às 08:48

Anúncio foi feito nesta quinta. Primeiro avião deve decolar no final de abril e a empresa irá operar com três voos semanais por um período de quatro meses para analisar demanda Da assessoria


Kerr, da NHT, fala do início dos voos em Beltrão 
Francisco Beltrão - Na tarde da última quinta-feira (17), Jeffrey Kerr, diretor de planejamento da NHT, empresa gaúcha que opera voos nos três estados do Sul, confirmou a linha aérea ligando Francisco Beltrão a Curitiba, com voos três vezes por semana.

O anúncio foi feito durante reunião convocada pela Associação Empresarial de Francisco Beltrão para tratar especificamente do assunto. Contatos já haviam sido feitos entre a Acefb e a NHT no sentido de viabilizar a linha aérea, sendo que a empresa pedia garantia de, no mínimo, seis passageiros em cada voo, o que foi assegurado pela Associação através de contrato firmado diretamente com a NHT. 

Já na próxima segunda-feira a NHT irá solicitar à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) o credenciamento da linha aérea entre Beltrão e Curitiba. Também logo no início da semana a empresa providenciará a abertura da filial na cidade, que inclusive já conta com uma representante comercial. A expectativa é de que, caso a Anac aprove o a linha aérea, no final de abril decole o primeiro voo regular ligando as duas cidades. 

CONTRATO
Se o pedido da NHT era a garantia de que haveria passageiros, a Acefb assumiu o compromisso e assinou o contrato. As passagens vendidas no município serão através da Acefb, que deve garantir um mínimo de seis passageiros por voo. Caso não haja esse mínimo de demanda, a própria associação terá de arcar com os custos. O contrato possui validade de quatro meses e após este período, conforme a demanda, a NHT ira manter, ou não, os voos até Curitiba. “O contrato serve para garantir que irá haver um número mínimo de passageiros. Estes quatro meses é o que a gente chama de período de maturação, até que as pessoas criem o hábito de voar”, disse Jeffrey. 

Segundo a proposta apresentada por Jeffrey Kerr, serão três voos semanais. O de ida sairá de Beltrão às 9h08min., chegando a Curitiba às 10h28min. O voo de volta terá escala em Joaçaba (SC), com saída da capital às 10h53min., e chegada em Beltrão às 12h58min. Ao todo, a demanda semanal deverá ser de, no mínimo, 36 passageiros. 

“Para que possa iniciar a linha aérea eu preciso de duas coisas: primeiro que haja passageiros para que eu não voe no prejuízo, depois preciso que o aeroporto esteja em condições de receber aeronaves e poder operar uma linha regular, o que eu já vi que é possível e garante as condições de operação”, disse Jeffrey. 

O aeroporto Paulo Abdala, após passar por reformas e vultosos investimentos no final do ano passado, está autorizado pela Anac a operar linhas aéreas regulares. Agora, o que falta são os passageiros para utilizarem-se do benefício. De acordo com Jeffrey, a passagem até Curitiba custará R$339. 

Após a decisão da Acefb, o prefeito Wilmar Reichembach comemorou o anúncio afirmando que o momento que se segue é um termômetro, que irá medir se Beltrão tem capacidade de abrigar uma linha regular ou não. “Vamos superar esta meta. É um teste: vamos ver se temos demanda suficiente, ou não, para comportar uma linha aérea”, disse o prefeito. “Mas acredito que superaremos esta situação, pois a comunidade se une muito, e, com a linha aérea, novos investimentos chegam para impulsionar o desenvolvimento de Francisco Beltrão”, completou Reichembach. 

NHT
A decisão da Acefb foi festejada pelos empresários presentes à reunião, pegos de surpresa pelo anúncio da entidade. Primeiramente, Jeffrey explanou sobre a NHT, explicando que a empresa atua no segmento de aviação há seis anos, com foco no chamado mercado de baixa demanda, com aviões de pequeno porte e operando em municípios que não são metrópoles. 

A NHT atua nos três estados do Sul do Brasil, além de São Paulo. Recentemente a empresa também foi autorizada pela Anac a voar para o Rio de janeiro. Segundo admitiu Jeffrey, a linha aérea em Francisco Beltrão não estava nos planos da empresa, porém, devido a possibilidade de estar operando no município, apresentou as condições sob as quais poderia abrir esta exceção que agora é fato consumado. 

O avião que deverá operar a linha aérea é um bimotor de produção tcheca, com capacidade para 19 passageiros. 

PATO BRANCO
Muito se cogita de Pato Branco também entrar na rota da linha Beltrão-Curitiba. Porém, segundo afirmou o secretário de Planejamento do município, Júlio César Lattmann, antes ainda é necessário que o aeroporto esteja liberado pela Anac. Júlio César disse que as obras de adequação estarão sendo finalizadas nos próximos 30 dias e após será feito o pedido à agência reguladora. Jeffrey também mostrou-se disposto a compartilhar a rota com Pato Branco, podendo ser feito lá esquema parecido com Francisco Beltrão, através de garantia da Associação Empresarial local e ainda afirmou que a ampliação da disponibilidade de voos ligando Beltrão a Curitiba é independente da adesão de Pato Branco. 

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