segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ESPECIALISTAS DIZEM QUE TREM BALA TGV SP - RIO NAO E VIAVEL


Para trem-bala ser viável como negócio, tarifa deveria ser mais alta, diz estudo


Por: Camila F. de Mendonça
30/07/10 - 15h08
InfoMoney

SÃO PAULO – Com as condições atuais, o trem-bala  não seria viável economicamente para a empresa que ganhar a licitação. Para ser um bom negócio, os custos do empreendimento teriam de ser menores, a quantidade de passageiros que devem ser transportados teria de aumentar ou a tarifa do transporte deveria ser mais elevada que o previsto pelo governo.
A conclusão é de estudo realizado pelo professor de Finanças do Ibmec-RJ Luiz Magalhães Ozório e pelo coordenador de MBAs da instituição, Roberto Zentgraf. De acordo com os cálculos feitos, as condições atuais do empreendimento não o torna rentável. “Se os únicos pontos a serem considerados forem o preço da tarifa, o volume de passageiros e o investimento, o projeto não é vantajoso”, afirma Zentgraf.
O professor ressalta, contudo, que existem outros fatores que podem fazer com que, no fim das contas, o empreendimento dê retorno. Uma delas é a intervenção do governo. “Um setor como esse precisa de apoio governamental de longo prazo”, considera.
Pela proposta do governo, para ganhar a licitação, as empresas participantes devem oferecer a menor tarifa por quilômetro, cujo teto é de R$ 0,49. O investimento total para a obra está calculado em R$ 33 bilhões. 
Para especialistas, rentabilidade está assegurada
Uma análise feita por especialistas reunidos pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) mostra que existem divergências quanto à viabilidade do projeto.
Para o presidente do Conselho de Desenvolvimento das Cidades, Josef Barat, o empreendimento não é financeiramente atraente, considerando o trecho Rio-São Paulo. “A maior rentabilidade do trem-bala seria obtida no trecho São Paulo-Campinas”, afirmou, por meio de nota. “O trecho São Paulo-Campinas-São José dos Campos seria o segundo mais rentável, e o Rio de Janeiro-Resente, o terceiro”.
O vice-presidente da ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos), Rogério Balda, contudo, afirma que essa questão não é a mais importante. “O que ninguém está pensando é o desenvolvimento econômico e tecnológico que a ligação das duas maiores metrópoles pode trazer”, considerou.
Balda ainda afirmou que a demanda para o transporte está garantida. “O problema é que esta demanda sempre leva um tempo maior do que o esperado para começar a se estabelecer e, por isso, a empresa que assumir este projeto deve ter fôlego suficiente para aguentar a estabilização da procura pelo serviço”, disse.
Ponte aérea é mais rápida
Pela análise feita pelos especialistas reunidos pela Fecomercio, a ponte aérea que liga as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo é mais rápida que o trem-bala. A diferença, segundo aponta um estudo feito pelo presidente da Artificium Tecnologia, Cláudio Senna, seria de cinco minutos.
Senna concluiu que, considerando todos os procedimentos de embarque e desembarque, o passageiro gasta, em média, quatro horas e trinta minutos com a ponte aérea. “Os defensores deste projeto têm afirmado que o TAV iria auxiliar a enfrentar o problema estrutural dos aeroportos, reduzindo alguns voos, mas há maneiras mais baratas e eficientes de lidar com este problema”, considerou Senna, por meio de nota.
  
Imprimir
  
Enviar por e-mail
    
Avaliar
  
Comentar a Notícia
  
Comentar no Fórum










 Leia Mais
29/11 19h49
Mesmo com todo seu capital em ações é possível ter uma carteira diversificada
29/11 19h14
Cresce o peso da inadimplência na formação dos spreads
29/11 18h30
Consumidor deve ter várias formas de pagamento ao ir às compras de Natal
29/11 18h04
Proposta que modifica leasing é rejeitada pela Câmara
29/11 18h01
"Aposto minhas fichas no crescimento do crédito", diz presidente da Acrefi
29/11 17h42
Previdência: operações de crédito consignado recuam 0,55% em outubro
29/11 17h21
Demanda do investidor por novos fundos faz Anbima mudar classificação
29/11 17h10
Deficit da Previdência Social recua 76% em outubro
29/11 17h07
Brasileiro está menos otimista quanto ao próprio endividamento
29/11 16h18
"2010 será o melhor ano para construção civil", afirma Mantega
29/11 16h13
Envio de SMS gratuito para serviços de emergência terá audiência pública em SP
29/11 15h57
Você sabe como funciona a carreira de produtor de música eletrônica?
29/11 15h46
Senado vai discutir projeto que regulamenta serviço de TV por assinatura
29/11 15h39
Redução de IPI para material de construção é prorrogada para até dezembro de 2011
29/11 15h36
Censo 2010: população do Brasil alcança mais de 190,7 milhões de pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário