sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014








MILITARES podem REAGIR E DERRUBAR um GOVERNO INSTITUÍDO?A pergunta é incômoda. Principalmente no contexto atual, em que o Brasil é governado por um grupo que foi derrotado pelos militares ha apenas cinquenta anos. E em um momento em que diversas comunidades nas redes sociais pedem uma intervenção militar e marcam manifestações em praça pública para pedir isso. Contudo, a despeito de tudo isso, a resposta é um incontestável SIM. Militares já agiram contra a lei por achar que seria o melhor para o país.
Sim, é verdade, o Brasil republicano nasceu de um golpe militar. Os militares se levantaram e interviram para acabar com o excesso de regalias, patrimonialismo, nepotismo etc.
… Depois da Abdicação de D. Pedro primeiro a importância dos militares foi caindo. A participação das tropas na repressão de agitações populares após a Independência, contribuiu para que elas fossem olhadas com desconfiança pela sociedade, e a Guarda Nacional passou a ter mais status e importância política do que as forças armadas. Às vésperas do golpe republicano Deodoro foi informado que o império pretendia ampliar a ação da Guarda Nacional, dando-lhe inclusive poder de polícia no Rio de Janeiro...

Interrompo aqui apenas para perguntar: Nota alguma coisa similar ao contexto atual do Brasil? "Repressão de agitações populares, participação das tropas na repressão, guarda nacional com poder de polícia". Será verdade que a história sempre se repete?
Extrato de: http://sociedademilitar.com.br/index.php/colunistas/eduardo-smuniz/901-militares-se-insurgem-contra-o-governo-instituido.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário