segunda-feira, 9 de dezembro de 2013






Curitiba e incluida num projeto de melhor transporte urbano do Eco-sistema na Uniao Europeia..

A inscrição de Curitiba no Projeto Solutions foi feita pela Urbs em setembro e a aceitação da cidade e sua definição como líder foram confirmadas nesta semana pelos idealizadores do trabalho.

Curitiba foi definida como cidade líder a partir de sua experiência no desenvolvimento de soluções inovadoras no transporte coletivo. A cidade foi escolhida pelo projeto de gerenciamento público dos recursos provenientes e destinados ao transporte coletivo, que é o Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC); o Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) que gerencia e controla eletronicamente a venda e utilização de passagens, além do monitoramento em tempo real de 100% da frota; integração do transporte, física e temporal; a utilização de tarifa única em toda a Rede Integrada de Transportes (Curitiba e mais 13 municípios vizinhos); e a existência de uma frota, em operação regular, de 30 ônibus híbridos, movidos a eletricidade e combustível. São os Hibribus, que atendem as linhas Interbairros I; Detran/Vicente Machado; Água Verde/Abranches; Jardim Mercês/Guanabara; e Juvevê/Água Verde.

Nas próximas semanas a União Europeia vai definir as etapas seguintes do projeto, o que inclui a realização de workshops e criação de um banco de informações e experiências a ser compartilhado por cidades da Europa, Ásia, América Latina e região do Mediterrâneo.

O projeto reúne especialistas e redes de cidades com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento e impulsionar a adoção e adaptação de soluções sustentáveis para a mobilidade urbana. A atuação será concentrada nos temas transporte público; infraestrutura de transportes; logística da cidade; planejamento integrado e planos de mobilidade urbana sustentável; rede e gestão da mobilidade; e veículos e tecnologias limpas.

As cidades líderes irão fornecer informações sobre as soluções inovadoras e bem sucedidas no transporte urbano que podem ser implementadas em outras cidades que integram o projeto, cadastradas como cidades empreendedoras.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário