quarta-feira, 25 de dezembro de 2013



Equipe do Samu de Curitiba vai ao ES para ajudar às vítimas da enchenteSMCS
Uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba e que integra a Força Nacional do SUS seguiu nesta quarta-feira (25) para auxiliar no resgate às vítimas das enchentes no Espírito Santo, a pedido do Ministério da Saúde.



Esta é a segunda vez que Curitiba envia profissionais para ajudar em situações de emergência nacional. A primeira vez foi em janeiro, para dar suporte no atendimento às vítimas do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS). No Espírito Santo, pelo menos 18 pessoas já morreram vítimas das enchentes. Há ainda um grande número de desabrigados e desalojados necessitando de assistência.

A equipe de atendimento que desembarca ainda nesta quarta (25) em Vitória (ES) é formada por uma médica, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem, todas profissionais que atuam no Samu Curitiba (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Segundo o diretor do Sistema de Urgência e Emergência de Curitiba, Ilmar Carneiro Leão, outros profissionais do SUS Curitiba estão de prontidão, caso seja necessário reforçar os trabalhos da Força Nacional do SUS no Espírito Santo. “São pessoas que passaram por vários treinamentos ao longo do ano para atuar em situações de catástrofes e calamidades nacionais, dando suporte e assistência médica para vítimas das mais diversas situações”, explicou.
Programa
Curitiba foi a primeira cidade brasileira a aderir ao programa da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), criada pelo Ministério da Saúde. O objetivo é prestar assistência rápida e efetiva em casos de catástrofe, epidemias ou crises assistenciais em todo o território nacional e internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário