sexta-feira, 29 de junho de 2012

Escolas de Passo Fundo RS. Intruduzem internet na educaçao.

Especiais
29/6/2012 11:34:00
BOM JESUS
A tecnologia a serviço da educação
CIEP da Bom Jesus é pioneira no projeto de inclusão digital, onde os alunos utilizam lousa digital e computadores portáteis no auxílio a educação
Redação Passo Fundo
(Redação Passo Fundo / DM)

redacao@diariodamanha.net

O giz dá lugar à caneta digital. O caderno é substituído pelo netbook. A caneta é trocada pelo mouse. Essa mudança na forma de educar tem sido utilizada há aproximadamente uma no na Escola Estadual Wolmar Salton, conhecida como CIEP da Bom Jesus. O projeto inédito no município tem trazido resultados positivos para os alunos e professores. É a inclusão digital a serviço da educação.

João Pedro Gomes de 14 anos está na sexta série. Ele não tem computador em casa e diz que esse foi o primeiro contato com a informática: “A chegada dos computadores tem ajudado bastante no aprendizado e muda a forma de estudar, de pesquisar”.

Para Alice Azevedo, de 15 anos, os netbooks são mais uma ferramenta para aprender melhor: “Eu vejo que o computador tem ajudado a pesquisar, o que não tem no livro a gente pesquisa na internet, o que facilita no ensino”, diz a aluna.



(Alunos utilizam netbooks para aprimorar os estudos / FOTO ALISSON DOZZA)

A escola tem a disposição dez máquinas, mas nos próximos dias outros 180 computadores estarão chegando e cada aluno terá um netbook: “Além dos computadores nós também teremos a disposição a internet sem fio em toda a escola, aproximando os alunos da tecnologia”, explica a diretora Sely Feja.

Para chegar a esse estágio os professores passaram por um curso de formação com a empresa de Porto Alegre, que foi a vencedora da licitação. Para quem utiliza os novos recursos, os resultados estão sendo positivos: “Nós trabalhamos a parte teórica em sala de aula e depois viemos para a sala de informática, onde, através de jogos educativos, eles colocam em prática o que aprenderam, criam textos, leem livros na internet, tudo através da tecnologia”, salienta Jozete Mello, que é professora de inglês e português.

Por ser um processo novo, os professores estão em constante processo de formação, estudando, por que é um processo inovador para a instituição. Segundo a diretora da escola, apesar de toda essa tecnologia a disposição da comunidade escolar, nem o professor, nem o quadro negro são substituídos. Ela diz que essa é apenas mais uma ferramenta no processo de educação. “A lousa digital e o netbook complementam o que o aluno estuda em sala de aula. Então se o professor está falando dos continentes, ele não vai precisar desenhar no quadro, ele vai abrir um site na internet que irá mostrar de outra forma o que está sendo estudado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário