quarta-feira, 6 de junho de 2012

Roteiro Caminhos de Pedra Deve patrimonio historico.



Vereador Lino quer saber se comunidade aprova tombamento do Roteiro Caminhos de Pedra

Vereador Lino quer saber se comunidade aprova tombamento do Roteiro Caminhos de Pedra
Um ofício, oriundo da Associação Roteiro Turístico Caminhos de Pedra, enviado à Câmara de Vereadores de Farroupilha dando conta do processo de tombamento do roteiro turístico causou fortes comentários contrários na Sessão da Câmara de Vereadores de Farroupilha, na sessão legislativa desta terça-feira, 05 de junho. Os vereadores estranharam a forma como está sendo tratada a forma do tombamento histórico do trecho. 
De acordo com o Vereador do PDT, Lino Ambrósio Troes, o Edital Provisório de Tombamento do Roteiro Turístico Caminhos de Pedra conta com o parecer do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul. Em entrevista à Rádio Sonora FM, o Vereador Lino Troes questionou o procedimento, uma vez que segundo ele, o tombamento trará grandes restrições e prejuízos à atividade agrícola. Lino sustenta que o Edital Provisório deixa claro que não poderá qualquer atividade agrícola em áreas dentro de um declive igual ou superior a 30%. De acordo com o Vereador, a agricultura de Farroupilha se desenvolveu em áreas com inclinação superior aos 30%. Lino cobra esclarecimentos por parte do Governo do Estado, que tem a obrigação de determinar as áreas de tombamento em consentimento com a comunidade.
O Vereador cobrou se as comunidades que fazem parte do roteiro turístico, como a Linha Palmeiro, Caravaggio, São Marcos e outras foram consultadas sobre o processo de tombamento. Pelo levantamento de Lino Troes, o Roteiro Turístico Caminhos de Pedra envolve cerca de 54 kilômetros quadrados em Farroupilha, incluindo os lotes rurais de número 01 ao 200.
Fonte: Texto e Fotos : Jornalista Leandro Adamatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário