quarta-feira, 13 de junho de 2012

Moderna Settle Onde povo trabalha na cidade e reside em vilas do Interior



Seattle é uma cidade surpreendentemente dinâmica, repleta de atrações, sedia gigantescas empresas multinacionais e oferece aos turistas programas variados, em qualquer época do ano. O centro de Seattle abriga a Space Needle, um trilho único (MonoRail) que acelera por cima das ruas e, mais recentemente, o Experience Music Project desenvolvido por Frank Gehry.
A cidade foi fundada em 1851, e incorporada em 1869. Fica junto de Puget Sound, uma baía extensa. Apesar de ser a cidade principal e mais populosa de Estado de Washington, Seattle não é a capital do estado (a capital é Olympia). Seattle é um grande centro financeiro, comercial, industrial e turístico, sendo considerada uma cidade global.
Seattle é a maior cidade do estado americano de Washington, sede do Condado de King. A sua área é de 369,2 km², sua população é de 573 672 habitantes, e sua densidade populacional é de 2 638 hab/km² (segundo o censo americano de 2000). Na sua região metropolitana, possui cerca de 3,76 milhões de habitantes. A região metropolitana de Seattle comporta vários museus. Entre eles estão o Museu de Arte de Seattle, localizado no centro da cidade, e o Museu Asiático, nos subúrbios, em um dos maiores parques naturais da cidade. Em Tacoma, um subúrbio de Seattle, existe um museu dedicado especificamente ao colecionamento de trabalhos em vidro. Bellevue, outro subúrbio de Seattle, possui, entre outros, o Museu de Arte de Bellevue e o Museu Rosalie Whyel de Bonecas (Rosalie Whyel Museum of Doll Art).
Seattle localiza-se na baía de Elliott, na costa do oceano Pacífico, perto da fronteira com o Canadá. A região metropolitana de Seattle é um importante centro da indústria aeroespacial e da tecnologia da informação, onde estão localizadas as principais fábricas da Boeing. Seattle expandiu-se enormemente devido ao seu porto que assegurava as ligações com o Alasca e outros locais da costa do Pacífico. A cidade tem se destacado pela sua efervescência cultural. Seattle organizou a Exposição Mundial de 1962, e o movimento grunge possui as suas raízes nessa cidade, que surgiu na década de 1980 e se expandiu na década de 1990. Bandas de Seattle, como Pearl Jam, Nirvana, Alice in Chains e Soundgarden, surgiram nesta época. Também foi a cidade natal de Jimi Hendrix considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos.
Além da música, a cidade também é cenário de filmes e séries de TV, como Grey´s Anatomy e Frasier; e de filmes como O Chamado e as recentes produções da Saga Crepúsculo.

Clima

Seattle tem um clima tão único quanto a própria cidade. Se você quiser tomar banho de sol, quente e seco vá para Los Angeles. Mas se você quer um clima frio e úmido, e os verões temperados, Seattle é o lugar para você. Se você ouviu falar que chove muito em Seattle e não sabe se é verdade, aqui vai uma dica: sim, chove bastante por lá (comparado com os demais estados do oeste americano). No entanto, esta chuva, normalmente, não é mais do que uma leve garoa. Esse clima úmido é originado das tempestades vinda do Parque Nacional Olympic e das correntes do Pacífico.

Turismo

Outra importante fonte de renda da cidade é o turismo: a cidade é um centro turístico devido à sua proximidade com parques naturais nas cadeias montanhosas vizinhas. Além das belezas naturais e de sua proximidade com o Olympic National Park, Seattle abriga a primeira loja da Starbucks do mundo – localizada no famoso Pike Place (mercado do porto); um incrível museu da música, a Space Needle (uma das primeiras torres no estilo “Jetsons”), o Pacific Science Center, entre outras atrações – como Whale Watching (observação de orcas) em Anacortes.
Por ser muito próxima à Ásia e por ser sede da Microsoft, a cidade atrai mão-de-obra qualificada do mundo inteiro, o que a torna uma das cidades mais cosmopolitas dos Estados Unidos.

Transporte

O sistema de transporte público em Seattle é referência nos Estados Unidos. Com ampla rede de metrôs (subterrâneos e aéreos – Monorail) e largas rodovias, ir de um lado para outro da cidade é mais simples do que parece. Além disso, a prefeitura da cidade apóia a redução do uso de automóveis, fazendo campanhas de incentivo para os carpoolers (caroneiros) e para os ciclistas – o que tornará o trânsito mais tranqüilo em alguns anos.* Fonte: wikipedia.comtrip-advice.com e worldlingo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário