sexta-feira, 17 de maio de 2013

Arte Sacra em Exposiçao em Curitiba


Fábio Schneider expõe trabalhos no Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba – Masac abriga a exposição “Opus”, do artista plástico Fábio Schneider. Madeira, tubos e fios de cobre, chapas de latão e alumínio compõem os trabalhos do artista que utiliza técnicas variadas, entre elas a colagem, para criar obras impregnadas de simbolismo cristão. A mostra permanece aberta à visitação do público até o dia 12 de maio de 2013. A entrada é franca.
No texto de apresentação da exposição, Fábio Schneider revela que seus trabalhos foram influenciados pelo contato que teve com a obra do psiquiatra e psicanalista suíço Carl Gustav Jung. No livro “O Espírito na Arte e na Ciência”, Jung afirma a importância do inconsciente em nossas vidas. Para o psicanalista, o inconsciente é portador de um "centro ordenador" que trabalha de forma compensadora com o consciente, e a arte é uma das formas que agem nesse sentido.
“Opus em latim significa trabalho, obra. A arte, também para além da elucubração estética, é labuta, não somente no sentido do labor, mas algo que brota do fundo da alma”, ressalta Fábio. O artista lembra, ainda, que a madeira e o metal têm ligação com a sua infância: “Nas casas dos descendentes de alemães era comum o uso do fogão a lenha, tendo o porão como depósito da lenha. Do porão para as brincadeiras era um pulo”.
Com essa exposição, Fábio revisita o seu passado, recorda a formação cristã e presta uma homenagem póstuma ao seu pai: “Ele tinha o hábito de recolher qualquer tipo de metal que achasse na rua”, diz o artista, mostrando a importância desse material em suas obras.
Formado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná – FAP, mesma instituição pela qual se tornou especialista em Metodologia do Ensino da Arte, Fábio Schneider atua como arte-educador em escolas públicas e privadas. Como artista plástico mantém um ateliê desde 2005, desenvolvendo pesquisas e produção artística, principalmente no universo da tridimensionalidade. Em seu currículo constam várias exposições em espaços culturais de Curitiba.
Serviço:
Exposição “Opus”, do artista plástico Fábio Schneider.
Local: Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba – Masac (Rua Claudino dos Santos, ao lado da Igreja da Ordem – Largo da Ordem – Setor Histórico). 
Data: até 12 de maio de 2013.
Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 14h.
Entrada franca.

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba




Nenhum comentário:

Postar um comentário