segunda-feira, 20 de maio de 2013

Desempenho da safra é comemorado em Ibiaça RS






A colheita da soja segue em ritmo acelerado em Ibiaçá. Assim que o sol aparece colheitadeiras são avistadas nas lavouras que somam 16,1 mil hectares de área cultivada. Conforme dados do chefe da Emater do município, Moacir Curzel, a estimativa de produção da oleoginosa, neste ano, deve ultrapassar as 885 mil sacas. O rendimento médio é de 55 sacas por hectare.
Quanto à produção de milho, a área plantada de 2,5 mil hectares teve rendimento de 120 sacas/hectare chegando a aproximadamente 240 mil sacas colhidas.
Conforme o prefeito de Ibiaçá, Ulisses Cecchin (PP), as cadeias produtivas do agronegócio representam a principal fonte de economia do município. “Enquanto Poder Público, pedi ao secretário de Obras, Vilmar Mânica que priorizasse o atendimento às propriedades rurais. As condições para escoamento da produção foram proporcionadas e os agricultores já comemoram o desempenho positivo da safra 2012/2013”, destacou Cecchin.
Um balanço da safra de verão cultivada no Rio Grande do Sul, de acordo com a Emater Ascar, são animadoras e a soja é o destaque. A colheita deve registrar a maior safra da história do Estado, ultrapassando a marca de 11,8 milhões de toneladas do grão. Se confirmado, o volume será cerca de 120 mil toneladas superior ao colhido na safra 2010/2011, até então a maior do Rio Grande do Sul. De acordo com a estimativa do IBGE, neste ano, devem ser colhidas 183 milhões de toneladas de oleoginosas no Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário