quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Venda de vinhos e sucos cresce 10%

Avalie esta notícia
(1 Votar)
(Foto: Marina Teles/ Leouve)(Foto: Marina Teles/ Leouve)Setor retomou cresciment  opelo consumoimpulsionado de sucos de uva. Outra boa notícia: os vinhos finos retomaram participação sobre os importados.

Os números de comercialização do setor vitivinícola gaúcho, que representam 90% da produção e vendas do país, foram apresentados na tarde desta terça-feira pelo Ibravin. O encontro foi aberto no auditório do CIC, mas precisou ser interrompido e transferido para o auditório da Embrapa devido à interrupção no fornecimento de energia elétrica no bairro Fenavinho e em diversos pontos da cidade.

O crescimento de 9,82% sobre o ano anterior representado pela venda de 399,3 milhões de litros de vinhos, sucos e demais derivados se explica na alta de produtos como os espumantes ( 7,73%) e 15,8 milhões de litros comercializados; mas sobre do suco de uva (40,12%) com 78 milhões de litros. Outro bom resultado é o dos vinhos finos com expansão de 7% e venda de 20 milhões de litros, A menor alta foi a dos vinhos de mesa com 3,2% de crescimento e um total comercializado de 212 milhões de litros.

Entre os fatores que contribuíram para o bom desempenho estão a alta do dólar que barra parte da entrada dos importados e oferece maior competitividade aos nacionais; as ações de promoção realizadas pelo Ibravin dando maior visibilidade ao produto nacional e a crescente aproximação com o varejo nacional. Neste aspecto o consultor para Vinhos da Rede Pão de Açúcar destaca que a participação dos vinhos nacionais na rede, que é a maior distribuidora do país, já subiu para 47% do total. A expectativa para 2014 é que esta participação seja de pelo menos 51% o que faria que só a rede Pão de Açúcar comercializasse 10 milhões de litros de vinhos brasileiros no ano da Copa.
Importados
A alta do dólar impactou na venda dos produtos importados no mercado brasileiro. Houve redução de 9,72% com volume comercializado de 72,2 milhões de litro. Os espumantes foram os que tiveram a redução mais significativa: 19,6%. Os vinhos finos tiveram redução de 8,45% na participação de vendas totais. Desta forma, a participação de mercado dos vinhos brasileiros nos segmentos finos e espumantes que em 2012 foi de 29,6% avançou para 33,3% em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário