segunda-feira, 25 de agosto de 2014


Europa planeja 70 mil km de rotas cicloturísticas conectando 42 países
25 de Agosto de 2014 • Atualizado às 16h14


Viajar pela Europa de bicicleta é algo muito mais comum do que se possa imaginar. Para facilitar e deixar essa atividade ainda mais segura, foi criada a EuroVelo, uma rede que conecta as melhores rotas cicloturísticas do continente.
O projeto conta com o apoio da União Europeia e apresenta os mais diferentes tipos de rotas, que passam por 42 países. A ferramenta funciona da seguinte forma: o site oficial do projeto disponibiliza os mapas, que indicam mais do que o caminho, eles dão informações úteis sobre o perfil do trajeto, pontos turísticos, nível de dificuldade e até mesmo sugestões de hospedagem.

Imagem: Reprodução
A maior parte das rotas cicloturísticas já existe organizada pelos próprios países, mas o EuroVelo se compromete em interliga-las. Dessa forma, a organização trabalha para oficializar as rotas, incluir sinalizações e estimular a criação de novas estruturas. Isso não significa que serão criadas faixas exclusivas para bicicletas nas estradas, mas sim que os ciclistas terão mais informações sobre os caminhos mais seguros e também terão mais suporte das autoridades locais.
A expectativa é de que até 2020, quando o projeto será finalizado, o continente já tenha 70 mil quilômetros de rotas cicloturísticas interligadas. São 14 roteiros de longa distância, dos quais o mais longo é o Iron Curtain Trail, um percurso com 10.400 km de extensão, que passa por 20 países. Quem decide viajar por este trajeto conhece 14 patrimônios da Unesco e passa por três mares importantes do continente europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário