sábado, 26 de fevereiro de 2011

LINHA VERDE.CURITIBA O MAIOR PROJETO ECOLOGICO DA AMERICA LATINA








EXEMPLO DE VIDA SUSTENTAVEL E CAPITAL MUNDIAL DA ECOLOGIA. CURITIBA INVESTE NUM DOS M AIORES PROJETOS DE TRANSPORTES VISANDO UM PLANETA DO SECULO 23 

A maior obra do Programa de Transporte Urbano, a Linha Verde, na antiga BR 116, atende a medidas ambientais que vão garantir a implantação de um Parque Linear de mais 20,8 quilômetros quadrados, o plantio de mais 5,2 mil árvores e a implantação de um ciclovia de quase seis quilômetros. Definidas pela Prefeitura de Curitiba que fez o projeto, exigidas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia parcialmente as obras, e facilmente respeitadas pela cidade de Curitiba, as medidas vão garantir que a Linha Verde seja um fator importante de qualidade de vida em Curitiba.
A Linha Verde introduz na cidade um novo conceito de avenida urbana. Espécies nativas serão plantadas, inclusive com o uso de árvores frutíferas. Com uma nova opção para o transporte coletivo, mais passageiros serão atraídos para a RIT e, com menos carros nas ruas, haverá menos emissões de poluentes. A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), empresa responsável pelo transporte de Curitiba, prevê o uso de um combustível menos poluente nas linhas de ônibus da Linha Verde.


Outras medidas ambientais serão respeitadas. O Horto Florestal, no Guabirotuba, perto do rio Belém, será revitalizado para aumentar a capacidade de produção das mudas e recuperar a área degradada. As obras também vão transformar parte da área em um horto-parque, destinado à educação ambiental e ao lazer da população. O Horto Florestal tem 58.868 metros quadrados. 


A estação PUC, uma das oito que serão implantadas ao longo da Linha Verde para o embarque e desembarque dos passageiros, uma área verde que vai permitir a ligação com o Horto Florestal, facilitando o acesso dos participantes das atividades de educação realizadas dentro do Horto após as obras.


A mata ciliar do rio Belém será recuperada. O Parque Linear será implantado no trecho entre o Pinheirinho e o cruzamento da BR 476 com a Avenida Marechal Floriano, do lado direito de quem vai em direção ao Pinheirinho, numa faixa de 30 metros de largura. O Parque Linear terá ciclovias, que também estarão presentes fora do Parque Linear. 


Outros aspectos considerados entre as medidas ambientais são a segurança dos operários da obra, o manuseio de combustíveis e o uso de máquinas, resíduos sólidos gerados nos canteiros de obras, acompanhamento dos ruídos gerados nos canteiros de obras, emissão de poeira e a educação ambiental - treinamento para os operários e orientações à população que mora nos bairros atingidos pelas obras. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário