terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

FOTOPLAN ASSUME O MAIOR LABORATORIO FOTOGRAFICO DE CAXIAS DO SUL

Tomazoni fecha as portas depois de mais de 50 anos

por Valquíria Vita 

O clima que rondava o fechamento da Tomazoni Laboratório Fotográfico era de mistério. Desde a véspera do Natal de 2009, as três lojas da Tomazoni fecharam as portas para o recesso de final de ano e nunca mais voltaram a abrir. A Tomazoni, que atuava no mercado de fotografias de Caxias do Sul há mais de 50 anos, foi à falência por causa de dívidas de impostos.
Trabalhadores das redondezas da matriz da Tomazoni, na Rua Sinimbu, viram móveis e materiais serem retirados da loja logo nos primeiros dias de janeiro. Viram também um cartaz de auto-falência ser colado na porta da loja, mas logo ser retirado, não sabem por quem. A sala da matriz – que antes era alugada e não de propriedade da família, assim como a da Júlio de Castilhos e a de Novo Hamburgo – está trancada com uma grade e coberta por um pano. É possível ver por baixo dele uma sala abandonada, com prateleiras vazias. Na porta de vidro, restou apenas um pedaço rasgado do papel que foi colado, deixando à mostra um timbre do poder judiciário.
Odessa Tomazoni fala com pesar do fechamento das lojas. Viúva do dono do empreendimento, João Alberto Tomazoni, que faleceu em março de 2009, ela conta que tentou levar o negócio adiante, junto com duas irmãs e um cunhado do marido, mas que não teve ânimo para continuar.
“Eu estou sozinha, aposentada. E tivemos dois filhos que não seguiram o ramo da fotografia. A perda dele foi muito triste. Eu cuidava da parte financeira, e cada vez que ia nas reuniões com os contadores eu acabava só chorando. E tínhamos algumas dívidas. Daí resolvi não levar mais adiante”, conta Odessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário