quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Os Beneficios do Lupulo Medicinal pra nossa saude.


lupulo, planta medicinal usada no fabrico da cerveja, é uma planta trepadeira que pode ser macho ou fêmea e pode atingir sete a 8 metros desde que cresça à luz e ao sol.

As plantas macho são utilizadas para reprodução e não têm aplicação na cerveja, enquanto as fêmeas produzem lupina (matéria utilizada para a fabricação de cerveja que lhe dá o seu sabor caracteristico).

Propriedades Medicinais, Beneficios e Indicações Terapêuticas

O lúpulo tem o papel de melhorar o aroma da cerveja e dar-lhe o mais do que conhecido sabor amargo que lhe é caraterístico. Funciona também como um excelente conservante, graças às suas propriedades antibióticas, evitando assim a contaminação da cerveja.
Antigamente, o lúpulo era utilizado também para o fabrico de pães e servia como vegetal para saladas. Já foi utilizado para problemas de anorexia,ansiedade, diarreia, cistos, doença do Crohndores de cabeça e de ouvidos, feridas, gases, histeria, indigestão, lepra, tumores, tuberculose, tensão, tosses e simples dores comuns.
Este tipo de planta encontra-se sobretudo em sebes, zonas frescas ou frias por toda a Europa, Estados Unidos, China e até mesmo nas Ilhas Canárias.
Apresenta excelentes propriedades medicinais e é uma milagrosa solução para quem pretende acalmar os nervos, dormir melhor, equilibrar o estado de ânimo e a saúde.
As propriedades medicinais que se destacam no lúpulo são : anafrodisíaco, antibacteriano, antiespasmódico, diurético, emenagogo, hipnótico, relaxante muscular e sedativo.
Há muitos anos que o lúpulo é utilizado para tratar estados nervosos einsónias graças às suas propriedades sedativas, sendo que vários estudos já confirmaram isso mesmo. É responsável pelo efeito tranquilizante e relaxante, sendo excelente para pessoas com problemas de ansiedade.

Chá de lúpulo

Se decidir optar pelo chá de lúpulo, utilize 20 gramas dos cones do lúpulo por cada litro de água e tome três a quatro chávenas por dia, a fim de combater o nervosismo, insónias, e enxaquecas. Pode aplicar também o chá quente sobre a zona afetada se sofrer de nevralgia.
São muitos os estudos que se fazem sobre o lúpulo e procura-se constantemente que potenciais benefícios terapêuticos podem ajudar no combate a várias patologias. Foi provado também que esta maravilhosa planta contém ácidos amargos que funcionam como antimicrobianos e o pó que se desprende e sacode das pinhas do lúpulo conferem uma excelente ação sedativa e sonífera.
Pode também utilizar o lúpulo dentro dos travesseiros porque ajuda a adormecer mais fácilmente bem como usa-lo em cataplasmas para tratar cistos (quistos), feridas, dores de cabeça, de ouvidos e de dentes.
Se acrescentar pomadas, é extremamente útil e pode ser usado para esfregar a região do tórax a fim de aliviar a tosse. É também utilizado na industria cosmética na elaboração de cremes para a pele e para ervas de relaxamentopara o banho.
Os flavonoides (ou bioflavonoides) presentes nesta verdadeira erva medicinal podem ajudar em problemas de ossos, reduzir o risco de diabetes, melhorar níveis de colesterol elevado e até mesmo ajudar a combater aobesidade (Ler: Balão Intragástrico), que é sem dúvida cada vez mais um problema de todos os comuns mortais.

Contra Indicações e Efeitos Secundários

No entando também existem alguns malefícios. O lúpulo deve ser evitado durante a gravidez, em pessoas que sofrem de depressão e a planta pode causar dermatite se tiver contato direto com determinadas pessoas a este alérgicas.
Classificação científica
Reino:Plantae
Clado:angiospérmicas
Clado:eudicotiledóneas
Clado:rosídeas
Ordem:Rosales
Família:Cannabaceae
Género:Humulus
Espécie:H. lupulus
Nome binomial
Humulus lupulus

Nenhum comentário:

Postar um comentário