sexta-feira, 24 de janeiro de 2014



ICMS: Flores da Cunha é quem mais cresce

)
A entrada de empresas no ramo metal mecânico teve uma grande responsabilidade por esse resultado

Ouça a entrevista com o secretário da fazenda, Jorge Dal Bó:
DivulgaçãoDivulgaçãoFlores da Cunha foi o município gaúcho que mais teve crescimento no índice de participação do ICMS - Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços - proporcional ao número de habitantes. Conforme o secretário da fazenda, Jorge Dal Bó, o retorno do ICMS é a principal fonte de arrecadação. ''Representa quase 40% na arrecadação total do município. É claro que nós damos uma importância enorme, muito maior que o IPTU, porque qualquer movimento positivo no índice de retorno do ICMS representa milhares de reais'', explica.

O aumento de 5% vai representar aproximadamente R$ 1,2 milhão a mais no orçamento deste ano. ''Nunca conseguiríamos esse aumento de arrecadação, por exemplo, com o IPTU e o ISS, que são receitas próprias'' disse Dal Bó.    
Apesar do ICMS ser um tributo estadual, o total arrecado tem a seguinte destinação: 75% constituem receita dos estados e 25% constituem receita dos municípios. O índice de participação do município é o valor que, aplicado aos 25% do ICMS do estado, define o quanto virá para cada município.    
Vários fatores contribuíram para o resultado alcançado: o bom momento do setor moveleiro, do setor de bebidas, do agronegócio, mas principalmente do setor metal mecânico em expansão. ''É claro que por trás de tudo isso tem o empreendedorismo do nosso empresário florense. Tem as empresas novas que estão se instalando, principalmente do ramo metal mecânico, e as empresas que já estão instaladas com crescimento. Se a matriz econômica de Flores da Cunha tivesse ficado somente com móveis e vinho, esse resultado certamente não estaria nesse patamar. A entrada de algumas empresas no ramo metal mecânico teve uma grande responsabilidade por esse resultado'', finaliza o secretário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário