quarta-feira, 5 de março de 2014





Dilma gasta mais do que Lula com propaganda


Média anual de gastos com propaganda do governo federal, incluindo estatais, é 23% 

maior com a atual presidente

Um levantamento feito pelo jornal O Estado de São Paulo revelou que, nos primeiros dois anos de sua gestão, Dilma superou Lula nas despesas com propaganda.

Ainda de acordo com o levantamento, a média anual de gastos com propaganda do governo federal, incluindo estatais, é 23% maior com a atual presidente.

Na comparação com o segundo mandato do ex-presidente Lula, a média de gastos de Dilma é cerca de 15% maior.

A reportagem mostrou ainda que, juntos, Dilma e Lula gastaram durante dez anos de governo petista, incluindo todos os órgãos da administração, cerca de R$ 16 bilhões (os valores estão corrigidos pela inflação). Esse valor, no entanto, pode ser bem maior. O Banco do Brasil não informou os seus gastos com publicidade entre 2003 e 2009.

Para efeito de comparação, com essa quantia seria possível fazer praticamente duas obras de transposição do Rio São Francisco ou então manter congelada em R$ 3 a tarifa de ônibus na cidade de São Paulo durante 50 anos.

O levantamento foi baseado em dados solicitados pelo jornal a cada um dos órgãos que a Secretaria de Comunicação Social informou ter assinado algum contrato publicitário desde 2003.

O governo federal argumentou que as despesas da administração direta (ministérios e presidência) têm o objetivo de "levar à população, em todo o território nacional, informações de utilidade pública para assegurar seu acesso aos serviços a que tem direito e prestar contas sobre a utilização dos recursos orçamentários". Já no caso das despesas da administração indireta (incluindo as estatais), o governo ressaltou que se trata de empresas que precisam ter a imagem bem trabalhada, pois concorrem no mercado.

A administração indireta, que inclui autarquias, fundações, sociedades de economia mista, empresas públicas e agências reguladoras, concentrou 69,4% dos gastos com publicidade nos dez anos de gestão petista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário