domingo, 7 de setembro de 2014



"As festas de Igreja não poderão ter mais bebida de álcool", avisa padre Leomar Brustolin


Rodrigo Chernhak, especial
A Diocese de Caxias do Sul completa 80 anos nesta segunda-feira com a abertura da19ª Semana Teológica. Com o tema "Fé cristã em tempo de mudança", três palestras acontecem até quarta-feira no auditório do colégio São Leonardo Murialdo, no Centro. Destaque para o padre Leomar Antônio Brustolin, pároco da Catedral Diocesana. 

Leomar Brustolin falará na quarta-feira sobre as perspectivas do catolicismo no século XXI no documento 100 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

— Será uma revolução tão grande quanto o Concílio Vaticano II e a eleição do Papa Francisco — dimensiona.

>> INFOGRÁFICO: relembre a trajetória da Diocese de Caxias do Sul nesses 80 anos
Doutor em Teologia Sistemática, diretor do curso de Teologia para leigos da Diocese de Caxias e professor e coordenador do mestrado em Teologia da PUC-RS, o religioso está a frente de uma proposta que promete uma profunda transformação na Igreja Católica. Trata-se do documento Comunidade de comunidades: uma nova paróquia. 

Entre as diversas propostas que o documento apresenta, uma medida simples e prática deve causar polêmica nas estruturas paroquiais lideradas por leigos.

— As festas de Igreja não poderão ter mais bebida de álcool. Nem vinho. É claro que não vai ser uma radicalidade. Na nossa região, se você colocar no meio do galeto e da polenta um cálice de vinho é diferente de fazer uma tarde inteira com bailão, cerveja e vinho e ganhar dinheiro em cima do consumo de álcool. Para nós, isso é dinheiro maldito. Nós temos tantos projetos de combate à drogadição e esquecemos que dentro temos um desagregador da família. Não são os padres que não querem, os leigos querem que as festas continuem desse jeito — pontua Brustolin.

A Semana Teológica começa às 19h30min. As inscrições podem ser feitas na hora e custam R$ 20 para os três dias. Os participantes recebem certificado pela Faculdade Salesiana, mediante solicitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário