terça-feira, 30 de setembro de 2014




VARIAR NOS MEIOS DE TRANSPORTE PODE SAIR MAIS BARATO DO QUE USAR O CARRO TODOS OS DIAS

Andar de táxi pode ser mais barato do que ter um carro. Pelo menos é o que aponta um cálculo divulgado pelos administradores de um aplicativo para chamar táxis, que funciona em todo o Brasil. Pelo que foi divulgado, para um trajeto de 15km diários, o custo anual de manter um carro é de R$18.315,00, enquanto o de fazer 60 viagens de Táxi, custa R$16.882,00. Os valores tomam como base os valores cobrados em São Paulo. Mas será que na capital paranaense a vantagem é a mesma? A pedido da BandNews, o coordenador do curso de Ciências Econômicas da PUC PR, Carlos Magno, refez os cálculos adaptados à nossa realidade e constatou: em Curitiba, fazer essa troca pode não valer a pena.
-----

No entanto, se o carro for deixado de lado e substituído por uma combinação de outros modais, a economia pode sim ser grande, especialmente pra quem vive nas regiões centrais da cidade, que são também as mais congestionadas. É o caso do empresário João Anzolin, que mora no centro e trabalha no Batel. Há alguns meses, ele decidiu fazer o cálculo de quanto gastava com o carro e decidiu colocá-lo à venda.
A escolha do empresário pode ser um bom exemplo não só para quem mora nas regiões centrais. O economista Carlos Magno afirma que, em grande parte dos casos, misturar os meios de transporte, sai sim mais barato.
Depois da licitação para novos táxis, a capital paranaense conta com uma frota de aproximadamente 3 mil veículos, cerca de um para cada 583 habitantes. O parâmetro mundial de qualidade é de um carro para 300 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário