sexta-feira, 23 de setembro de 2011

As exuberantes belezas da Serra do Rio de Janeiro.


Roteiro de Viagem: Serra Fluminense

E para quem curte cidades imperiais, esportes de aventura,  lindas estradas e uma gastronomia irada, tem que conhecer a “Serra Fluminense“.
  • Petrópolis
Multifacetada, a cidade é um destino serrano que chega próximo da perfeição. Nas arborizadas alamedas centrais, um retrato da monarquia brasileira é encontrada nos palacetes e igrejas. Antigo palácio de verão da corte, o Museu Imperial apresenta de forma primorosa o cotidiano da trupe de Dom Pedro II. Para deleite dos casais, boa gastronomia e hotéis megaconfortáveis são facilmente encontrados nos distritos de Itaipava e Araras. Quem procura aventura encontra nas curiosas formações montanhosas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com acesso pelo distrito de Bonfim.
  • Teresópolis
Separada de Petrópolis por uma belíssima estrada serrana, não exibe os portentosos palácios da vizinha. Mas a imensidão da Serra dos Órgãos está mais aflorada e aqui ficam a sede do parque nacional homônimo e a melhor estrutura para quem vai encarar a difícil trilha que atravessa as montanhas e termina em Petrópolis. De quase todos os lugares é possível contemplar o Pico Dedo de Deus, que curiosamente não pertence ao município. Há bons hotéis e restaurantes nocaminho para Nova Friburgo.
  • Nova Friburgo
As fondues e racletes nos cardápios dos restaurantes e as construções alpinas denunciam a colonização suíça. Pequenos distritos, Lumiar e São Pedro da Serra concentram as pousadas românticas. Voltar com o carro cheio de compras é inevitável: lingeries no Centro; queijos, chocolate, mel e cosméticos na estrada para Teresópolis. Nesta mesma rodovia, visitar as singulares figuras gigantescas esculpidas em um barranco, no Jardim do Nêgo, é um passeio obrigatório.
  • Sana
Reduto de ecoturistas que procuram as atividades radicais da região. As agitadas águas do Rio Macaé são propícias para o rafting. Somente os mais corajosos alcançam o cume da Pedra Peito do Pombo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário