segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Facebook ajuda as animais.


Transformando vidas

Facebook é usado para ajudar cães e gatos abandonados no Amazonas

17 de outubro de 2011


Cerca de 200 animais já foram adotados com ajuda da internet. Hoje, 135 gatos e 115 cães – entre filhotes, adolescentes e adultos –, esperam por um novo lar.

Cães e gatos são adotados em Manaus (Foto: Divulgação)
Quase 200 cães e gatos abandonados saíram das ruas, ou deixaram de ser recolhidos pela carrocinha em Manaus (AM) nos últimos seis meses. Isso graças a um trabalho voluntário, realizado por meio das redes sociais na internet.
O perfil “Adoção Gato Cachorro Manaus” no Facebook já possui 5 mil seguidores e foi criado pelo jovem Victor Hugo. A ideia deu certo e virou referência para quem busca por um animal ou por quem precisa encontrar um novo lar para os animais.
“Primeiro criei o perfil no Orkut, que já obteve bons resultados e depois criei o perfil no Facebook, onde o sucesso foi total. Com poucos meses de uso o perfil já está lotado, 5.000 pessoas, mas é aberto mesmo para não membros, liberado total para ampliar a divulgação dos animais. Tive q criar uma página atrelada ao perfil para todos novos membros que quiserem fazer parte, basta curtir a página”, revela.
De acordo com Victor, ele conta com a ajuda de dezenas de pessoas diariamente. Até hoje quase 200 animais já foram adotados, 135 gatos e 115 cães, entre filhotes, adolescentes e adultos esperam por adoção.
“Os animais, que são o motivo de o perfil existir, são resgatados diariamente por inúmeras pessoas conhecidas como ‘resgateiros’ e ‘resgateiras’, na maioria pertencentes a grupos de defesa de animais. Todos possuem profissões diferentes, há advogado, professora, engenheiro, autônoma, administradoras, universitárias, servidores municipais e estaduais, biólogos e desempregados também”, disse.
Custos
Os animais disponibilizados recebem tratamento veterinário. Os custos são arcados pelos próprios voluntários, por isso as doações são bem vindas.
Ração, comedouros, coleiras, vermífugos e medicamentos para pós-castração estão entre as principais necessidades.
Boas lembranças
Cada animal resgatado possui uma história, que muitas vezes é comovente. Victor Hugo lembra de uma em especial.
“ Posso contar a história de uma gatinha filhote que sofreu uma reviravolta na vida. Ao passar por uma avenida, com um cachorro resgatado no carro, já atrasado para o trabalho e cheio de dívidas, avistei essa gatinha prestes a ser atropelada em uma grande avenida. Passei por ela e disse: ‘você não pode parar e ajudar essa’. Mas, sabia que ela seria atropelada em minutos, não consegui e voltei. Tive que dirigir tentando evitar a briga entre o cachorro e a gatinha. Mas valeu a pena, depois de dois dias de divulgação no perfil ele foi adotada por uma família bastante rica de bens e de amor e hoje vive em uma mansão em um dos melhores condomínios de Manaus. Sempre me lembro dessa história p lembrar q um pequena ação de minha parte mudou todo na vida daquela linda gatinha, não tem sensação melhor que essa”, lembra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário