quarta-feira, 25 de setembro de 2013


Campanha Etanol Completão estimula o uso do combustível renovável

60% da frota de carros do Brasil é composta por veículos flex, mas somente 30% dos motoristas abastecem com etanol. Isso ocorre porque em apenas três estados (Paraná, Mato Grosso e Goiás), o etanol é competitivo financeiramente, ou seja, custa até 70% do preço da gasolina.

Para estimular a utilização do etanol, está sendo divulgada na mídia e nas redes sociais a campanha Etanol Completão, reforçando que o combustível é menos poluente que a gasolina e causa menos impactos ao meio ambiente. Adhemar Altiere, diretor de comunicação corporativa da Única – União da Indústria de Cana-de-Açúcar - fala da importância da campanha:

“Acreditamos que maior parte dos brasileiros já sabe que o etanol é mais limpo, sabe que ele é melhor para o meio ambiente, sabe que ele gera mais emprego do que o petróleo, que é um produto brasileiro com tecnologia nacional. É importante, porém, fixar essas coisas, porque o etanol não tem sido objeto de campanha perante o público há muitos ano e, ás vezes, isso causa a proliferação de informações equivocadas, mitos que acabam sendo adotados pelo consumidor, que obviamente, é prejudicial para o etanol”

Além dos benefícios financeiros imediatos no bolso do consumidor, o etanol também movimenta a economia nacional, conforme explica Adhemar Altiere:

“O etanol é, e sempre será, muito diferente da gasolina. Ele gera mais empregos, na proporção de oito empregos na industria da cana-de-açúcar para cada um na industria do petróleo. A industria da cana impacta mais de mil municípios brasileiros, está presente em muitos lugares, interioriza o desenvolvimento”

Nos anos 70, no auge da crise do petróleo, o governo Brasileiro financiou o Programa Nacional do Álcool o Pró-álcool. A ideia era aproveitar a biomassa residual da cana-de-açúcar e estimular a indústria automobilística a fabricar veículos movidos a etanol. Atualmente, 90% dos veículos disponíveis para venda são adaptados para rodar tanto com gasolina quanto com etanol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário