quinta-feira, 26 de setembro de 2013




Nordic Walking, você já conhece esta novidade? E qual seu Beneficios pra saude.

Posted by  on 21 de novembro de 2011
Com uma legião de fãs na Europa e nos EUA, esta modalidade chegou ao Brasil prometendo. O Nordic Walking, em português Caminhada Nórdica, faz uso de bastões para reduzir o impacto e ainda fomentar o movimento dos membros superiores. O esporte chegou por aqui há pouco tempo e já conquistou muitos adeptos.
Tudo começou na Finlândia, quando nos dias quentes os praticantes de esqui nórdico começaram a andar com os bastões para manter o treino e o corpo em forma para enfrentar as competições. Com o tempo veio a popularidade e constatou-se que esta modalidade apresenta vantagens sobre a caminhada tradicional, uma vez que a utilização de bastões libera parte do esforço dos membros inferiores para os membros superiores, como bíceps, tríceps, peitoral e costas. 
E quem pratica garante: o Nordic Walking Ã© um exercício mais intenso do que a caminhada tradicional. Além de ter um gasto calórico cerca de 40% maior e aumentar a frequência cardíaca em 13%, a modalidade nórdica envolve 90% dos grupos musculares associados à redução do impacto nas articulações dos membros inferiores,  contra 70% da caminhada clássica. O equilíbrio também é estimulado. Os bastões e os movimentos, quando executados corretamente,  permitem a correta postura,  reduzindo a tensão lombar e a carga na coluna. Além de constituirem um fator de segurança em superfícies escorregadias.
Para quem gosta de se exercitar livremente no meio da natureza é a melhor opção. Os bastões são versáteis e se adaptam a qualquer tipo de solo: acidentados, com declive ou aclive, areia, grama, etc. Basta trocar ou remover a borracha presente na ponta do equipamento. Outros benefícios da prática são a redução da dor e da tensão na região cervical e nos ombros e o aumento da mobilidade do pescoço.
Para os iniciantes o ideal é praticar duas vezes por semana. Para quem já tem prática é recomendado três vezes por semana com caminhadas de30 a120 minutos. Como a caminhada é feita com o auxílio do tronco e dos braços não há restrições para quem tem problemas articulares nos joelhos. Entretanto, cardiopatas estão contra-indicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário