segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Mais de 4.900 famílias rurais do Noroeste gaúcho são beneficiadas com projeto de sustentabilidade das propriedades
07h31, 11/09/2013
Mais de 4.900 famílias rurais do Noroeste gaúcho são beneficiadas com projeto de sustentabilidade das propriedades
A Emater/RS-Ascar está mobilizada para auxiliar agricultores familiares a concretizarem projetos com amplitude social, econômica e ambiental em suas propriedades ao longo dos próximos anos. Supervisores, assistentes técnicos regionais, grupo de formação e parceiros da proposta reuniram-se, nesta segunda-feira (09/09), para ajustar e debater os próximos passos da proposta referente à Chamada Pública da Sustentabilidade, que abrange 26 municípios do Noroeste gaúcho, sendo 16 da região de Santa Rosa e 10 da região de Ijuí.
Aos agricultores familiares será oferecido serviço gratuito e intensivo, uma vez que o trabalho será desenvolvido por meio da Chamada Pública nº 10/2012, no lote 44, proposta pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A ideia é implementar melhorias nas propriedades e na qualidade de vida das mais de 4.900 famílias atendidas pela proposta.
Neste primeiro estágio de desenvolvimento da proposta, já foram selecionadas as famílias beneficiadas e estão sendo realizadas reuniões para apresentação da proposta e levantamento de dados para posterior diagnóstico, planejamento e implantação de projetos individuais e comunitários, que visam ao desenvolvimento rural de modo sustentável.
Para atender aos diferentes eixos da proposta, os extensionistas envolvidos recebem capacitações periódicas. “Foram duas capacitações realizadas na pré-chamada, levando em conta a proposta técnica e a reflexão sobre o processo participativo e o tema da sustentabilidade. Também foram discutidos a seleção das famílias, o diagnóstico e o pós-diagnóstico, levando em conta os projetos comunitários e os individuais”, afirmou o coordenador da Chamada Pública, na região de Ijuí, João Schommer. Na próxima semana, será realizada mais uma capacitação sobre as próximas etapas e, de modo especial, sobre gênero e juventude rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário