sexta-feira, 10 de janeiro de 2014



Jardim Botânico reabre segunda em Caxias


Local estava fechado desde o dia 28 de dezembro devido a um incêndio

Espaço pode ser visitado de segunda a sábado (foto:Andréia Copini/Ass.Imprensa Pref.)Espaço pode ser visitado de segunda a sábado (foto:Andréia Copini/Ass.Imprensa Pref.)O Jardim Botânico reabre para a visitação do público na segunda-feira (13). O local estava fechado desde o dia 28 de dezembro, devido a um incêndio que atingiu a área destinada ao depósito de galhos e folhas provenientes das podas. O JB pode ser visitado de segunda a sábado. Em caso de visitas em grupos monitoradas, o roteiro deve ser agendado com a equipe de Educação Ambiental da SEMMA pelo telefone 3901.1445. A entrada é franca.

Segundo a secretária do Meio Ambiente em Exercício, Letícia Gonçalves Dias Lima, a equipe da SEMMA termina nesta sexta-feira a compactação do material orgânico enriquecido, colocado na área atingida pelo fogo para estabelecer o equilíbrio do ecossistema. Letícia informa que o local, de cerca de 1,8 metros, será usado para armazenar a compostagem (trituração de galhos e folhas das podas, transformando o material em adubo para os canteiros da cidade).

ATRAÇÕES
O Jardim Botânico Armando Alexandre Biazus está localizado na Rua Atílio Andreazza em 70 hectares de área. Foi fundado em dezembro de 1992 para incentivar a comunidade através das trilhas e explicações a concluir a importância das plantas para a manutenção da vida em qualquer meio, visto que um jardim botânico é local de conservação e estudo de espécies exóticas e nativas.

Os visitantes podem conferir trilhas e decks de contemplação junto ao lago da represa São Paulo (bacia de captação Dal Bó), cactário com espécies nativas e em extinção, Jardim de Linnaeus (todas as plantas deste jardim são de espécies catalogadas por Carolus Linnaeus, um importante botânico do século 18) vias de acesso pavimentadas, museu botânico, quiosques, pórtico junto a entrada principal, Escola Botânica, mirantes, ponte e cascata. 
O roteiro, feito em grupos de 15 e no máximo 40 pessoas pela equipe da Educação Ambiental da SEMMA, é feito duas vezes ao dia. Um pela manhã, com início às 8h, e outra à tarde, com início às 13h30min. O tempo para realização da visitação é de aproximadamente 2h30min. O JB conta com uma equipe de servidores que realizam a manutenção diária. Junto a área administrativa, há uma sala audiovisual com informação sobre o JB e uma maquete de toda a área, para que o visitante receba informações prévias sobre o espaço. 
A SEMMA desenvolve alguns projetos de Educação Ambiental em parceria com a UCS, como o Projeto Salvando os Cactos (recebeu prêmio internacional em 2005 “investing in Nature”), Projeto O Jardim Botânico vai à Escola (serviu de modelo de atuação para outras 22 cidades brasileiras). 
São realizadas diversas atividades de pesquisa que contemplam todas as áreas de Botânica. O JB tem uma parceria com a UCS devido ao uso conjunto do herbário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário