quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Com credibilidade, idosos mostram a força do trabalho

Gentileza é destacada por pesquisadora como atrativo


COMPARTILHE:  0  0 Orkut0 
 

Ana Nejar

Foto: Néia Dutra/GES
Novo Hamburgo  - O volume de idosos no mercado de trabalho aumenta. Reflete a maior vitalidade e longevidade do brasileiro, o aquecimento da economia e abre uma cortina de preocupação, afinal, grande parte precisa trabalhar para complementar a renda.
O papel do idoso no apoio econômico das famílias pode ser observado através da contribuição de sua renda, que alcançava 66,6% da massa de rendimentos total das famílias com idosos, no período 2004 a 2007, contribuição que vem aumentando quando comparada com o período anterior - representava 56,5% em 1993 a 1996.
A credibilidade e o conhecimento são pontos que contam para a contratação de quem está na melhor idade. E mesmo que o senso comum aponte a preferência do jovem pelo empregador, seja pela maior facilidade de assimilação das tarefas e disposição física, os idosos têm uma característica que atrai os empresários gaúchos: a gentileza.
A avaliação é da pesquisadora de Emprego e Desemprego do Departamento Intersindical de Estudos Econômicos (Dieese) Ana Paula Sperotto. Ela ressalta que os setores supermercadistas estão de olho nessa faixa etária mais madura. “Notamos que os jovens podem ter um bom currículo, escolaridade, porém há casos de total falta de comprometimento com o cargo a ser ocupado”, ressalta.
“Claro que não podemos generalizar, mas os idosos demonstram maior fidelidade quando recebem uma oportunidade”, afirma. “O ato de ser educado, atender bem e com simpatia repassa credibilidade e soma pontos a quem contrata”, diz Ana Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário